Na noite da última terça-feira (08), vereadores de Rosário do Catete realizaram mais uma “Sessão Itinerante” no povoado Siririzinho. A plenária contou com a participação de munícipes da comunidade e abordou assuntos relacionados à falta de compromisso por parte da gestão municipal. A crítica maior foi com relação às constantes mudanças das datas de inauguração do hospital da comunidade feita pelo prefeito Laércio Passos.
O primeiro a falar foi o vereador Anderson Santos (PP), que apontou outro problema relacionado à Saúde. De acordo com ele, o prefeito Laércio está descumprindo o que prometeu e não vem atendendo a comunidade com uma ambulância exclusiva. Ele também passou reclamações feitas pelos moradores sobre o pórtico de entrada da comunidade, que está sem identificação; a falta de pavimentação em estradas vicinais; e a falta de abastecimento d´água, problema este, bastante questionado pela população.
A líder da situação, Alik Iunes (PV), afirmou que pretende levar todos os questionamentos da noite ao prefeito Laércio e que também não entende por qual motivo o gestor retirou a ambulância que vinha dando atendimento aos cidadãos na localidade. A parlamentar foi a única da base aliada que compareceu a sessão no povoado Siririzinho.
Os vereadores Hélio dos Santos e Manoel de Santana – ambos PSB – fizeram duras críticas à administração municipal e voltaram a questionar sobre a queda nos programas sociais Bolsa Pis e Boa Mesa. Eles também reforçaram os argumentos e críticas feitas pelo colega Anderson Santos, que representa a comunidade e é mais conhecido como vereador “Léo”.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Teles (PDT), afirmou que, mesmo inaugurado, o hospital não funcionará completamente e vai servir apenas como uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “O prefeito sempre fica atribuindo os seus problemas a antiga administração de Vino Barreto, mas não observa que o problema está nele mesmo. O hospital não tem equipamento e não terá condições de fazer partos e cirurgias”, revelou o parlamentar.
O presidente Delson Leão (PSB) também questionou sobre a demora na inauguração e apontou sérias falhas na administração do prefeito Laércio Passos. “Aqui, em Rosário, está tudo ao contrário. Enquanto em alguns municípios tem prefeito, mas não tem dinheiro, aqui tem dinheiro e não tem prefeito. Até agora a administração municipal só entregou umas casas que começaram a ser feitas na administração passada”, criticou o vereador, lembrando que a inauguração do hospital já foi adiada três vezes.
“Um absurdo, isso. A primeira foi em 12 de março; a segunda, em 15 de agosto; e agora, em 7 de outubro, que também já passou. Estão falando que ele pretende inaugurar até sexta feira (11), mas acho muito difícil, já que nós liberamos verbas de R$ 400 mil para implementação da distribuição de água aqui em Siririzinho e até agora, nada. O que falta mesmo é boa vontade e atenção as famílias mais pobres de Rosário do Catete”, cobrou Delson Leão.
Da T. Dantas Comunicação