O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (30) o poderio partidário do empresário Edvan Amorim, classificando o que ocorre em Sergipe como um “escândalo nacional”. “Não conheço na história política do Brasil um momento em que um empresário fosse o dono de 14 partidos”, disse. “Como é que o povo vai acreditar em partidos políticos se um único empresário é dono de 14?”, questionou Gualberto.
Para o deputado petista, as ações do empresário que já lançou a candidatura do irmão Eduardo Amorim ao governo de Sergipe em 2014, só desqualificam a política. “Este empresário está desqualificando os paridos políticos. Ele atua nas sombras da política. Não tem mandato, nunca se consagrou como liderança política. Não conheço nem as empresas dele”, argumenta Gualberto.
De acordo com sua análise, nunca na história os partidos políticos em Sergipe foram tão desmoralizados pelo PDI, conhecido como Partido Dois Irmãos. “Um empresário ter a capacidade ideológica de atender ao estatuto de 14 partidos políticos, é um fenômeno. Ele é um filho de Deus iluminado”, ironiza. “Tem alguma mágica aí. Ou então é a mesma história do canto da sereia”.
Francisco Gualberto defende ainda que nesse poderio não existe coligação. “O que existe é propriedade. É um latifúndio de partidos políticos”, garante. “E agora surgiu uma nova modalidade de franquias em Sergipe. É a franquia de partidos, assim como tem a de perfumes, de lanches, de roupas. A população precisa ficar atenta a isso, pois representa um risco ao sistema político”, disse o deputado.
Sobre a plenária realizada na sexta-feira passada, sob o comando dos irmãos Amorim, ele disse que independente de ter sido um comício eleitoral ou não, o que se viu foi uma exposição de partidos como se tivessem nas prateleiras de um supermercado. “Mas quero dizer que às vezes é melhor o sujeito ter uma bodeguinha, vendendo bolachão e guaraná, do que ter um supermercado muito rico. É só um aviso”, sustenta Gualberto. Além do PSC, integra o bloco comandado pelos irmãos Amorim o PP, PDT, PTB, PT do B, PR, PEN, PTN, PTC, PSL, entre outros.
Da Assessoria Parlamentar