Finalizando o ciclo de palestras e debates realizados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, foi realizado na noite da última sexta-feira, 27, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, Fase, uma palestra sobre ‘Turismo e Água, proteger o nosso bem comum’, tema proposto pela Organização Mundial do Turismo.
O professor e geógrafo Wellington Vilar, palestrante da noite, enfatizou durante sua palestra a relação e importância do turismo e a água, destacando uma série de aspectos relacionados ao uso da água no setor e seus impactos. Segundo ele, existem segmentos do turismo que usam como recurso básico a água, como por exemplo, o turismo de sol e praia, turismo de barragem, turismo de pesca. O professor destacou que essas atividades só funcionam com a junção de recurso, atrativo e qualidade, por isso, vem se pregar a ideia de sustentabilidade para se ter um ambiente aquático saudável e limpo.
“Mostramos que ambientes degradados não combinam com o turismo. O turismo não pode ser visto apenas como uma atividade predatória. Temos que esclarecer que os recursos são finitos e precisamos usar de maneira equilibrada e sustentável para que possamos legar para as gerações futuras essa mesma possibilidade de turismo que temos hoje”, esclareceu o professor.
A coordenadora do curso de turismo da Fase, professora Bethânia da Costa Leite, agradeceu a parceria mantida com o Governo do Estado dizendo que “a palestra mostrou para nossos alunos a importância da interdisciplinaridade, pois o turismo abrange todas as facetas, históricas, geográficas, econômicas, e a água é um fator extremamente importante para o turismo, não existe turismo sem água”. Segundo a professora a discussão apresentou aos alunos outra vertente de estudo que enfatizou importância da água para o turismo.
O estudante do 2º período do curso de turismo da Fase, Valberson Bispo, disse que esse momento serviu para que os alunos entendessem, não somente a importância da água para a sociedade em geral e meio ambiente, mas como também para o turismo mostrando a diversidade de atividades que ele pode abranger nessa área, como o turismo de pesca, de aventura, dentre outros. “É muito legal saber que a água não é somente um elemento essencial para a sobrevivência, mas também pode ser utilizada como lazer e fonte de renda no turismo”, afirmou.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur)