Numa cerimônia emocionante, o prefeito João Alves Filho participou sexta-feira, 27, como patrono, da formatura de 147 novos guardiões da Guarda Municipal de Aracaju, que foram excedentes no último concurso público e convocados na atual gestão.
Com 576 horas de duração, o curso de formação dos novos guardas foi realizado na Academia de Polícia em parceria com a FAPESE (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão). A matriz curricular envolvia técnicas de manuseio de armas letais e não letais, noções de cidadania, dentre outros assuntos, atendendo as normas exigidas pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) desenvolvida para unificar a formação das GMs do país.
Orgulhoso pela formatura dos guardiões, João Alves destacou a importância dos novos profissionais em levar tranquilidade e segurança à população aracajuana. O prefeito ainda destacou que a criação de uma nova formatação para a GMA não foi uma atitude improvisada, e sim pensada para o preenchimento de uma lacuna que os cidadãos de Aracaju necessitavam.
“Estamos investindo na Guarda Municipal não apenas em armamento e tecnologia, mas também no treinamento de homens e mulheres para garantirem a segurança que tanto necessitamos. Estivemos nesta sexta-feira com o Ministro da Justiça, José Cardoso, que nos falou da necessidade da integração entre as Polícias e a Guarda para mudarmos o quadro caótico que se encontra a segurança no Brasil. Estamos prontos para somar esforços com a PM de Sergipe e erradicarmos o crime organizado e os traficantes de Aracaju, devolvendo, com isso, as praças e outros locais para as famílias aracajuanas”, garantiu.
A segurança ocupa hoje o segundo lugar dentre os problemas mais graves no julgamento da população sergipana. Preocupado com essa situação, João Alves disse que não basta investir em armamentos. A prevenção ao crime é a melhor alternativa de acordo com o prefeito.
“Considero a droga a grande peste da atualidade. Os traficantes estão assombrando as nossas famílias e usando nossas crianças. Por conta disso, estamos criando um teatro de bonecos, desenvolvido pela GMA, e composto por vários personagem que representam as pessoas boas, as más e os Guardas. Dentro de uma linguagem lúdica onde as crianças e adolescem possam compreender, os guardas transmitem posturas de como nossos jovens devem agir para se afastar das drogas e, consequentemente, dos traficantes. Tenho muito orgulho desse projeto”, concluiu.
Satisfeita com o resultado do curso de formação e comovida com o desempenho da turma, a secretária da Defesa Social, Georlize Costa Teles, disse que durante o curso de formação os novos guardiões demonstraram muita vontade de levar segurança à população. “São 147 formandos que, em termos quantitativos, equivale a quase uma companhia da Polícia Militar. O povo de Aracaju recebe hoje profissionais para cuidar e zelar da sua segurança, já que o maior patrimônio da Prefeitura de Aracaju é a população do município. Estamos levando segurança para que o povo possa estar nas praças, nas escolas, nos terminais de ônibus e nos hospitais”, relatou a secretária informando ainda que o prefeito já autorizou a realização de novo concurso para 450 guardas. “O edital já está em fase final de formatação”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju e padrinho da turma, Vinícius Porto, declarou que a gestão de João Alves Filho vem para salvar a capital sergipana da criminalidade. “Esse é um momento marcante na administração do prefeito João Alves, que cumpre mais uma promessa de campanha, que foi de melhorar a segurança em Aracaju. Esses jovens vão defender, a partir de hoje, o maior patrimônio da nossa cidade que é o povo aracajuano. Para mim é uma satisfação muito grande estar abraçando a todos eles e perceber que não fugirão a luta, como diz o hino nacional. Protegendo, com isso, a nossa sociedade da criminalidade”.
Agência Aracaju de Notícias