A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participou nesta terça-feira (24) das discussões, ocorridas na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) que aprovou projeto que autoriza a repactuação de contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para facilitar o pagamento das dívidas assumidas pelos estudantes. Sucessor do programa Crédito Educativo, o Fies financia a formação na educação superior de estudantes matriculados em instituições de ensino privadas.
“É uma propositura de grande valia, pois esse modelo de financiamento tem contribuído para que muitos jovens brasileiros possam cursar as universidades e ter uma formação superior”, destacou Maria do Carmo, ressaltando o avanço da iniciativa que, agora, segue agora para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Hoje, já se beneficiam com empréstimos mais de 870 mil alunos, aproximadamente 12% das matrículas de graduação no ensino superior privado
Maria explicou que a propositura é de autoria do ex-senador Expedito Júnior, e visa a repactuação de contratos do Fies em fase de amortização (depois da formatura), nos casos em que, comprovadamente, a prestação corresponda a um percentual elevado da renda do beneficiado. O projeto original foi aprovado com duas emendas para aperfeiçoar o texto. “É, sem sombra de dúvida, uma medida que facilitará muito a vida dos estudantes que se formam e nem sempre conseguem um emprego à altura para quitar esse débito”, afirmou.
Da Assessoria Parlamentar