Estimular os pequenos produtores de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, a produzirem leite em grande quantidade. É com esse objetivo que a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca tem realizado diversas atividades por meio do programa “Pró-leite”.
A ideia é auxiliar os produtores japaratubenses a melhorarem o solo na qual os animais vivem, utilizando sistemas rotacionados de irrigação, e consequentemente, adquirindo o melhoramento genético do gado de leite.
“O programa incentiva o homem do campo que tem vaca leiteira a aumentar a produção. Mostramos para ele que, a correção do terreno é essencial para alcançar bons resultados. Não adianta ter bons animais, se você não melhora o local que eles vivem, uma vez que, a maioria dos produtores alimentam os gados com o capim plantado no lugar”, explica Albert Moura, secretário de Agricultura.
Dentre as ações desenvolvidas pelo “Pró-leite”, palestras, aulas teóricas, práticas, visitas de campo e orientações feitas por especialistas. “Muitos produtores acreditam que, só é possível aumentar a produção se adquirir animais, e não é. Por isso, desmitificamos essa ideia, trabalhando desde o princípio. Assim, mexemos com a cultura de cada um e formamos novas opiniões”, esclarece.
O trabalho realizado vai além da conscientização. Segundo Albert, o teor programático visa educar os produtores. “O conteúdo teórico é repassado às terças-feiras, a partir das 19h, na própria Secretaria de Agricultura. Neste dia, normalmente recebemos técnicos para auxiliar no trabalho. O próximo passo é demonstrar na prática como deve ser feito”, detalha.
O programa, que é contínuo, atende atualmente em média 25 produtores. Contudo, de acordo com Albert, aqueles que tiverem interesse no projeto, podem participar. “Basta procurar a Secretaria de Agricultura. Se o produtor tiver uma vaca e quiser aumentar a produção leiteira deste animal, com as dicas repassadas, ele vai conseguir. O que influi na produção é o cuidado obtido com a terra e com o animal”, salienta.
Dayze Lima, da Assessoria de Comunicação