Terminou ontem (17), em Foz do Iguaçu (PR), o II Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (CIMI) e o V Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (ENBRACI), que iniciaram na segunda (16).
Nesta quarta (18), será realizada a II Convenção do sistema COFECI-CRECI, apenas para membros do Conselho. Sergipe participa com uma comitiva de aproximadamente 50 pessoas, entre diretores do CRECI, corretores de imóveis, funcionários e assessores. Um stand também foi montado no pavilhão de exposições como forma de divulgar o potencial turístico e cultural do estado, além das ações desenvolvidas pelo Conselho de Sergipe em prol dos corretores de imóveis.
Mais de 4.000 corretores participaram do congresso e do encontro, que tiveram como foco as oportunidades de negócio no setor em virtude dos eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos três anos: a Copa do Mundo, no próximo ano, e as Olimpíadas, em 2016. Segundo levantamento da empresa Value Partners Brasil Ltda, só a Copa do Mundo deverá agregar 183 bilhões ao PIB do Brasil até 2019, o que equivale aproximadamente 0,4% a.a.
“Mais do que ver as boas oportunidades se aproximando, o profissional de intermediação imobiliária deve conhecer as melhores estratégias para ampliar relacionamentos e consequentemente gerar negócios. E por que não, os eventos do setor serem a porta de entrada para isso?”, analisa João Teodoro da Silva, presidente do Cofeci-Creci.
A conexão com profissionais globais também reflete a abertura para o mercado mundial. O I Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (CIMI) reuniu mais de 100 líderes das delegações da Comunidade Imobiliária dos Países de Língua Portuguesa, Europa, América do Sul, América Latina e América do Norte. “A intenção é trabalharmos juntos internacionalmente e fortalecer as transações imobiliárias e os laços entre os países”, explica Leslie Smith, vice-presidente sênios da National Association of Realtor (NAR), maior associação de corretoresde imóveis do mundo.
SERGIPE
Para o presidente do CRECI Sergipe, Sérgio Sobral, os eventos realizados em Foz do Iguaçu já podem ser considerados um sucesso, não só pelo número de participantes, mas pela qualidade da programação, da organização e interação entre os profissionais. “O Embraci e o CIMI possibilitaram uma integração muito forte não só entre os corretores do Brasil, mas também com profissionais de outros países do mundo, o que só fortalece o nosso mercado. É mais uma oportunidade que o Cofeci, juntamente com todos os CRECIs do Brasil, ofereceram para aperfeiçoar o trabalho dos corretores, que a cada dia demonstram maior preparo para atender, de forma eficaz, às demandas dos nossos clientes”, frisa Sobral. Ele ficou bastante satisfeito com o sucesso do stand de Sergipe, que contou com a parceria do Sebrae, e se destacou dos demais devido à sua organização e animação. “Todos se dedicaram no CRECI para fazer do nosso espaço o mais visitado. Trouxemos comidas típicas, material turístico, vídeos institucionais e uma dupla de músicos com um repertório de muito forró. Muitas pessoas saíram das palestras para visitar nosso espaço, causando até um certo congestionamento. Isso é muito bom pra divulgar Sergipe não só para todo o Brasil, mas também para outros países, pois aqui estão várias delegações estrangeiras”, comemorou Sérgio Sobral.
Outro destaque para Sergipe foi a música do Corretor Valorizado, de autoria do músico Fernando Siqueira, assessor do CRECI, cuja
composição ressalta a importância da profissão e a atuação do Conselho na valorização dos corretores. Cantada pelo próprio autor, a música foi tocada antes do início da primeira mesa-redonda e da solenidade oficial de abertura. “Para Sergipe foi mais outra surpresa. Assim que o presidente João Teodoro ouviu, pediu imediatamente a autorização para que ela fosse tocada também no auditório, o que nos deixou bastante satisfeitos”, ressaltou o presidente do CRECI-SE.
Da TDantas Comunicação