A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) entregaram, em São Cristóvão, os certificados dos alunos que concluíram os cursos de capacitação profissional de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Gestão de Pequenos Empreendimentos. Os cursos estão sendo ministrados através de um convênio estabelecido entre a Setur, Senac e os municípios com grande fluxo turístico no estado. São aproximadamente 1.500 vagas oferecidas às cidades de Itaporanga D´Ajuda, São Cristóvão, Estância, Brejo Grande e Canindé de São Francisco, com aulas de Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Gestão de Pequenos Empreendimentos.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, os cursos são resultado de um grande projeto de capacitação profissional, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur), Governo do Estado e as prefeituras dos municípios. “Com essas capacitações esperamos melhorar a qualidade dos serviços ofertados aos turistas que chegam aos municípios sergipanos. O Mtur desenvolveu o Pronatec, um projeto que atua nas capitais, e o Governo de Sergipe está levando inicialmente os cursos de capacitação profissional para cinco destinos turísticos prioritários, onde existem cerca de 1500 jovens capacitados nesse processo. A nossa ideia é fazer com que cada vez mais o turista seja bem recebido e incentivar a juventude da capital e desses municípios a empreender no turismo”.
O aluno do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Adnilson Batista, afirmou estar extramamente satifeito com o resultado do curso e espera desenvolver de forma ainda melhor suas atividades profissionais. “Quem não fez o curso deve fazer na próxima oportunidade, pois ele tem tudo que precisamos saber para quem tem ou deseja abrir um pequeno empreendimento e estou muito satisfeito com o resultado.”
A prefeita de São Cristóvão Rivanda Farias, destacou que os profissionais estarão aptos a entrar no mercado de trabalho. “Não queremos e nem devemos importar mão de obra para atender os nossos turistas, precisamos qualificar para que assim seja gerado emprego e renda para nosso município. Com os cursos de capacitação, os profissionais agora estão aptos para desempenhar da melhor maneira possível a sua função”.
Para o diretor administrativo e financeiro da Emsetur, Armando Batalha, as capacitações profissionais são importantes para que os turistas sejam bem atendidos e para que os profissionais desempenhem bem sua função. “Esperamos que as pessoas que estão sendo capacitadas coloquem em prática todo o coeficiente que está sendo disponibilizado pelo Senac que sempre oferta cursos com qualidade”.”
Durante os cursos de capacitação profissional a Setur e Emsetur também estão promovendo palestras com enfoque para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. De acordo com a assistente social da Emsetur, Lourdes Moreira, é fundamental que os profissionais que estão sendo capacitados terminem os cursos com a visão de prevenir este tipo de exploração. “Estamos realizando as palestras de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os cursos realizados pela Setur e Emsetur, pois é de extrema importância que os profissionais que estão sendo capacitados tenham uma visão maior sobre este tipo de exploração sexual, para assim preveni-la”.
Assessoria de Comunicação e Imprensa