O presidente eleito do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), Paulo Sousa, o vice-presidente Edmilson Brito, e os diretores Joedson Telles, Kátia Paim e Noel Lino, foram recebidos na tarde desta terça-feira (10) pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Carlos Augusto.
O encontro serviu para a nova diretoria do Sindijor agradecer aos membros da OAB o apoio que a entidade dos advogados sergipanos tem dado a luta dos jornalistas, tanto a nível local como nacional.
Para o presidente eleito do Sindijor, a visita também serviu para estreitar os lanços entre o sindicato e a OAB.
“Esse é o primeiro de vários encontros que teremos com a OAB para discutirmos assuntos de interesse da coletividade, mas principalmente dos jornalistas. Aqui agradecemos a OAB pelo apoio que sempre deu as principais lutas dos jornalistas, sendo a PEC dos Jornalistas, aprovada no Senado, a mais recente delas. Portanto, viemos agradecer o apoio da Ordem e nos colocarmos à disposição dessa importante entidade sergipana. É por esse e outros motivos que escolhemos essa casa para a solenidade de nossa posse”, reconhece Paulo Sousa.
O vice-presidente Edmilson Brito também destaca a importância que a OAB teve na aprovação da PEC dos Jornalistas, assim como na luta pela construção do Conselho Federal de Jornalismo.
“A OAB tem uma história de luta em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas, a exemplo da PEC dos Jornalistas e do Conselho de Jornalismo. E aqui em Sergipe não tem sido diferente. Sendo assim, a posse ser feita na OAB é o reconhecimento da sua história de luta em prol da moralidade pública e de uma comunicação democrática, que é o que todos nós defendemos”, diz Edmilson.
De acordo com o presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto, ter a nova diretoria empossada na entidade é motivo de orgulho e satisfação.
“Para mim e para nós da OAB é motivo de orgulho a posse da nova diretoria do Sindijor acontecer em nossa casa. Tenham certeza que a ordem estará sempre à disposição do Sindijor naquilo que estiver ao nosso alcance. E para nós da entidade é uma honra estar na posse da nova diretoria”, diz Carlos Augusto, acrescentando a importância da PEC dos Jornalistas para a qualidade do Jornalismo.
“É muito importante a qualificação profissional, e nós sabemos que essa qualidade passa por uma boa faculdade. Acho que a PEC dos Jornalistas é muito importante para resgatar essa qualidade que o Jornalismo precisa e que a própria sociedade exige. Realmente, a OAB deu sua contribuição avaliando como constitucional a referida proposta”, lembra Carlos Augusto.
A nova diretoria do Sindijor sugeriu ao presidente da OAB a criação do Prêmio Direitos Humanos OAB de Jornalismo. A proposta foi bem aceita pelo presidente, que ficou de analisar na reunião de conselheiros a possibilidade do prêmio.
A reunião contou também com as presenças dos diretores eleitos Joedson Telles, Kátia Paim e Noel Lino.
A posse da nova diretoria acontece no dia 20 deste mês, às 20h, no auditório da CAA-OAB, próximo a Praça Camerino, por trás do Museu da Gente Sergipana.