A Prefeitura Municipal de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, incluiu mais 400 famílias no programa de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família, para atender o maior número possível de beneficiários inscritos no Cadastro Único. Com isso, Itaporanga passa a atender aproximadamente 5 mil beneficiários.
Por determinação da prefeita Maria das Graças (Gracinha) a Secretaria de Assistência Social realizou um mutirão para corrigir as falhas detectadas em algumas inscrições. De acordo com a médica Elma Amorim, integrante do quadro de servidores da prefeitura, que acompanhou o processo de recadastramento, o objetivo é detectar as possíveis falhas e aumentar o número de famílias carentes no programa social.
“É importante observar que esse aumento só foi possível por que a equipe da Secretaria de Assistência Social realizou um verdadeiro mutirão para detectar o que estava havendo com algumas famílias que estavam inscritas, mas que efetivamente não recebiam o benefício. Foi nesta análise minuciosa que descobrimos que essas famílias estavam com alguma documentação errada ou com a documentação incompleta. Após a solução dos problemas as famílias agora estão efetivamente inscritas no programa”, explica Elma.
Segundo a prefeita Maria das Graças (Gracinha), muitas famílias estão superando a situação de vulnerabilidade, com aumento da renda e com isso deixando de atender aos requisitos do programa, repassando a bolsa para outras pessoas que estão na lista necessitando do benefício.
“Determinei a equipe que cuida do programa para que intensificasse o processo de atualização dos dados das famílias e o processo de inclusão de novas famílias. É importante também alertar essas famílias a procurar a Secretaria de Assistência Social para saber se o seu beneficio passou a ser liberado, para que elas possam se dirigir ao banco, para não ter a bolsa suspensa por ausência de saque”, orienta a prefeita.
Após atenderem as diretrizes do processo de atualização do cadastro constante, e as exigências em relação às áreas da saúde e educação, o benefício é liberado e as famílias passam a receber a bolsa para melhorar sua qualidade de vida.
A solenidade, que aconteceu no Auditório Municipal, contou com as presenças da prefeita Gracinha, da gerente da Caixa Econômica Federal, Daniela Cruz; da coordenadora do Programa Bolsa Família, Rafaela Santos, e dos vereadores Tonho de Luquinha, Renatinho de Zé de Lili, Marcelo Anchieta e Gilmar Ureia.
T. Dantas Comunicação.