Capacidade para lidar com a mecanização da colheita da cana-de-açúcar e preparo para novas oportunidades no mercado de trabalho através da qualificação profissional é o que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), busca proporcionar aos trabalhadores rurais inseridos no Programa de transferência de renda e estímulo à cidadania ‘Mão Amiga’.
Com esse intuito, desde o último dia 02, cortadores de cana do município de Rosário do Catete participam de curso profissionalizante em Eletricista Automotivo, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e cujas aulas acontecem através de parceria firmada entre Seides e Senai. Com carga horária de 220 horas, o curso está beneficiando jovens e adultos, divididos em três turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda à sexta-feira.
A técnica do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Maria Auta Arnaldo, explica que a proposta dos cursos de profissionalização surgiu da preocupação da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino com a necessidade de adaptação dos cortadores de cana ao processo de mecanização no campo, e ao mesmo tempo de proporcionar a esse público novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Durante visita realizada nesta quinta-feira, 05, a uma das turmas a técnica Maria Auta reforçou a importância da iniciativa e estimulou os participantes a se dedicarem ao aprendizado que está sendo proporcionado. “Desejo que aproveitem o máximo esse curso para que, além de conseguirem o certificado, adquiram conhecimentos que irão fazer toda diferença na vida profissional de vocês. Esse curso é resultado de uma união de forças entre o Governo do Estado, o Pronatec, a prefeitura de Rosário do Catete e o Senai para qualificá-los para o mercado de trabalho. A intenção é que se tornem preparados para lidar com o inevitável processo de mecanização do cultivo da cana e também para ingressarem em outras áreas do mercado que necessitam de mão de obra qualificada”.
Para a aluna Valdirânia Maria dos Santos, de 44 anos, o curso é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Eu vejo esse curso como uma chance de voltar a estudar depois de muito tempo e conviver com pessoas diferentes. Também é uma forma que eu encontrei de buscar algo melhor no futuro, afinal, depois que acabar o curso terei uma profissão. Eu sei que será uma batalha até conseguir o certificado, mas eu tenho certeza que eu e os outros colegas chegaremos lá. Agradeço muito a todos que estão nos dando essa oportunidade de crescer na vida”.
Bruno Geovane Costa Nascimento, um dos beneficiários, afirma estar empolgado com o curso, pois é um campo profissional pela qual sempre se interessou, mas nunca teve oportunidade de conhecer. “Eu resolvi participar do curso porque é sempre bom ter novos conhecimentos e principalmente porque vai me dar a oportunidade de ter uma profissão em uma área que eu gosto e isso me ajudará a conseguir um emprego”. Ele disse ainda que está esperando ansiosamente pelas aulas práticas.
Quem garante que as expectativas de Bruno Geovane serão atendidas é o instrutor Marcos Batista. Segundo ele, a metodologia utilizada ao longo do curso, tanto na parte teórica quanto prática, é suficiente para deixar o aluno qualificado para o mercado de trabalho. O instrutor parabenizou a iniciativa do Governo e destacou o quanto os alunos serão essenciais no mercado de trabalho quando estiverem preparados. “É muito importante que os Governos Federal, Estadual e Municipal estejam empenhados em preparar as pessoas, principalmente a juventude, para a realidade que se apresenta, e o Senai sempre fica muito honrado em participar de iniciativas como essa. Com certeza iremos contribuir da melhor forma com o aprendizados desses alunos”.
A secretária de Assistência Social de Rosário do Catete, Rosângela Félix, destaca que a prefeitura se orgulha em apoiar a realização de cursos profissionalizantes no município por entender que os mesmos trarão diversos benefícios para a comunidade. “Os cursos profissionalizantes sempre são vistos pela Secretaria de Inclusão de Rosário como prioridade, pois sem dúvida não existe meio de inclusão social melhor do que possibilitar a autonomia do cidadão e, nesse sentido, a qualificação profissional é um dos caminhos para isso. É verdade que a população recebe alguns benefícios financeiros, mas eles não são permanentes, por isso devemos sempre valorizar o conhecimento e a profissionalização”.
Os beneficiários do programa Mão Amiga nos municípios de Maruim e Riachuelo também foram inseridos em cursos profissionalizantes de Mecânico de Motocicleta e Mecânico de Motor Diesel, respectivamente.
Agência Sergipe de Notícias