Por GLOBOESPORTE.COM/Aracaju
A partida aconteceu em Arapiraca, no Estado de Alagoas. Mas o confronto foi entre sergipanos e cearenses. O Estádio do ASA, Coaracy da Mata Fonseca, foi a casa do Sergipe no confronto com o Tiradentes, pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D. Tendo que jogar longe de seu território por causa de uma punição imposta pelo STJD, o Sergipe se sentiu em seu próprio lar, já que a torcida alvirrubra compareceu em peso ao jogo. Porém, não conseguiu transferir esta vantagem para o campo.
O time sergipano ficou duas vezes na frente do placar. Contudo os cearenses tiveram a frieza necessária de encontrar os atalhos para chegar à igualdade e conseguir o 2 a 2 fora de casa. Os gols do jogo foram anotados por Magno e Rafael para o Sergipe, e Ribinha e Rafinha para o Tiradentes.
A vaga nas quartas de final será definida na próxima semana. O jogo de volta entre cearenses e sergipanos está marcado para o dia 10 de setembro, em uma terça-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 20h. Os dois gols fora de casa dão uma certa vantagem para o Tiradentes, que poderá empatar em 0 a 0 ou 1 a 1. Igualdade em 2 a 2 leva a partida para os pênaltis. De 3 a 3 em diante a classificação é do Sergipe. Caso haja um vitorioso, é este que avança de fase.
O jogo
A partida começou equilibrada, com os dois times mostrando bom volume de jogo, mas fechando espaços para não proporcionar jogadas ofensivas para o adversário. A primeira grande chance de marcar saiu aos 10 minutos e foi do Sergipe. O artilheiro da equipe, Leandro Kível, acertou um forte chute e o goleiro Fábio Lima espalmou, fazendo uma bela e providencial defesa.
O jogo seguiu equilibrado, com o Tiradentes levando também perigo à meta de Pablo. Mas quem saiu na frente foram os sergipanos. Aos 19 minutos, Lucão virou a jogada da esquerda para a direita e encontrou o lateral direito Magno. Ele tentou cruzar mas a bola tomou efeito inesperado e acabou surpreendendo o goleiro Fábio Lima.
Na saída de bola o Tiradentes quase consegue a igualdade no marcador com Ribinha, que ficou cara a cara com Pablo. Mas o goleiro do Sergipe levou a melhor e salvou a equipe vermelha. Mesmo atrás do marcador, o Tigre da PM cearense cresceu e apresentou melhor volume até o fim do primeiro tempo. O calor no rival surtiu efeito aos 35 minutos. Com paciência, o time trocou passes e, pela esquerda, Rafinha cruzou e encontrou Ribinha em boa condição. De calcanhar ele acertou o alvo e deixou tudo igual.
No segundo tempo o Sergipe voltou com uma formação mais ofensiva. Givanildo Sales tirou o volante Fernando Pilar e colocou o atacante Ila, armando um esquema com três atacantes. Enquanto isso, Danilo Augusto não alterou o time cearense.
A mexida sergipana surtiu efeito e o alvirrubro voltou para a segunda etapa mais agudo. Aos 8 minutos ficou novamente à frente do marcador. Rafael lançou Magno, que avançou pela direita e chutou forte. Fábio Lima rebateu e Rafael ficou com o rebote para fazer o 2 a 1.
O Sergipe cresceu ainda mais com o gol e teve a chance de ampliar com Kível e Lucão. Mas o sistema defensivo do clube sergipano cometeu falhas e abriu caminho para o novo empate. Camilo partiu para o ataque em boa jogada individual e não encontrou dificuldade para furar o bloqueio sergipano. Ele mandou a bola na área e Rafinha concluiu bem, marcando o segundo do Tiradentes.
A partir daí os dois times se alternaram no ataque, mas não conseguiram sair de campo com a vitória.