O prefeito João Alves Filho prestigiou na manhã de hoje, 1º, o Desfile Cívico Municipal na rua Bahia, bairro Siqueira Campos, abrindo as atividades na semana em que se comemora a semana da pátria. Com o tema “Louvando a Vida, Construindo a Paz”, 21 escolas do município e quatro particulares desfilaram este ano, destacando assuntos pertinentes à vida e à natureza.
Desde 2005 a Prefeitura de Aracaju abre as comemorações municipais em alusão à Independência do Brasil, organizando o desfile cívico através da Secretaria da Educação. Entusiasmados com a estrutura do desfile e as apresentações das forças armadas e da Guarda Municipal, o prefeito de Aracaju disse que existe a necessidade de uma valorização maior à memória da história brasileira.
“Nesse primeiro dia da Semana da Pátria, em termos de festividades oficiais, graças a Deus à Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, está dando uma demonstração muito bonita com um desfile bem estruturado, organizado e com temas interessantes como a valorização da natureza. É preciso, sobretudo, lembrar a nossa juventude a importância dos valores cívicos do Brasil. Devemos valorizas a nossa história e os nossos grandes heróis. A Educação de todos os grandes países que conheço, há a valorização dos heróis do pensamento e dos grandes vultos brasileiros”, disse o prefeito.
“Nossa juventude está crescendo sem conhecer os nomes que construíram o nosso país. É necessário desenvolver esse comportamento. Essa é a grande função da Semana da Pátria. A Prefeitura, em seu primeiro ano de gestão, está inovando no desfile, mesmo sem dinheiro suficiente para esse tipo de investimento. Estão de parabéns a secretária Márcia Valéria, os professores e os alunos, já que sem eles nada aconteceria”, elogiou João Alves.
De acordo com o a secretária da Educação, Márcia Valéria, o tema abordado para o desfile de 2013 foi amplamente debatido em sala de aula. “Temos a oportunidade de trazer anualmente um tema, que é explorado na escola e finalizando a discussão do tema com o desfile cívico. Esse ano, preservamos o nosso cuidado e o dever que a escola tem de trabalhar os conceitos elementais da criança, dos jovens, do respeito à natureza e a cidadania. A partir disso é que se constrói o nosso processo de convivência na escola e, harmonizando esse fatores, a gente chega a construir um cidadão crítico e consciente da sua capacidade de transformar a sociedade”, explica a secretária.
Da Agência Aracaju de Notícias