Na tarde deste domingo, 25, o governador em exercício, Jackson Barreto, participou da inauguração da rádio comunitária Brioso 106,3 FM, a primeira do município de Santa Rosa e que também atingirá outros municípios da região. Na sequência, também participou da tradicional procissão em louvor a padroeira Santa Rosa de Lima, complementando a programação festiva no município.
A emissora é fruto de um projeto elaborado ainda quando o atual governador em exercício era deputado federal, e funcionará como instrumento de difusão cultural e informativa para a população de toda a região.
“Esta rádio não tem partido e será um instrumento para melhorar cada vez mais o nível de informação do povo de Santa Rosa e dos municípios vizinhos. Aqui, o Poder Legislativo poderá anunciar as medidas fruto do seu trabalho, a administração municipal divulgará seus programas de educação e qualificação, bem como a população também terá espaço para fazer suas reivindicações e receber informações”, descreveu o governador em exercício, que descerrou a placa comemorativa ao lado do prefeito Valdir Santos, do arcebispo metropolitano da capital, Dom José Palmeira Lessa, vereadores e lideranças da comunidade envolvidas com a iniciativa.
Também participaram dos atos comemorativos à inauguração o diretor Administrativo da emissora, Gladson dos Santos, popularmente conhecido como ‘Gagau’, e o diretor de Operações, Luiz Roberto Azevedo.
Tradição
Dando continuidade à programação da tarde, o governador em exercício acompanhou uma das manifestações religiosas mais tradicionais do município, que é a procissão em louvor à sua padroeira, Santa Rosa de Lima, que percorre diversas ruas da sede do município. A procissão foi conduzida pelo arcebispo Dom Lessa e pelo pároco da cidade, padre Claudomiro Rocha.
“É uma alegria constatar a devoção do povo santarosense à sua padroeira. Santa Rosa de Lima foi a primeira santa de origem americana, sendo também a padroeira do Peru. É muito importante ver que a população mantém a sua devoção e sempre tem em mente todo o trabalho de caridade, humildade e amor ao próximo que foram as marcas de sua padroeira”, afirmou o arcebispo Dom Lessa.
Terra Natal
Já o governador em exercício Jackson Barreto externou toda a sua satisfação em estar presente e participar de diversos atos inerentes à programação festiva da sua terra natal. “Quando chego em Santa Rosa, estou em casa. Aqui é minha pátria, meu mundo, onde nasci e me criei. Aqui é onde estão sepultados os meus pais e onde vivi parte da minha infância, e de onde nunca me desvinculei”, declarou Jackson Barreto.
Segundo o governador em exercício, participar da festa da padroeira é uma alegria permanente. “A minha alegria se renova todos os anos em rever grandes e fraternos amigos da minha terra. Aqui também louvamos um fato histórico já que Santa Rosa de Lima é a primeira santa canonizada da América Latina. Eu estive pessoalmente em Lima, no Peru, onde visitei a sua igreja que se tornou basílica através do papa João Paulo II”, descreveu.
“Hoje, para mim, há uma dupla alegria, primeiro pela festa da padroeira; e também pela inauguração da rádio comunitária 106,3 FM. Esta é uma emissora que veio para ajudar a educar, alfabetizar e fazer o nosso povo crescer e se desenvolver. Através dela, vamos divulgar nossa cultura e ajudar um projeto educacional de evangelização, formação e conscientização política. Queremos que essa rádio seja um instrumento que ajude nosso povo a evoluir”, concluiu o governador em exercício.
Participaram dos atos o deputado federal Valadares Filho, os deputados estaduais José Guimarães e Conceição Vieira, o vereador da capital, Robson Viana, o secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva, e o secretário adjunto da Comunicação, José Sales Neto, dentre outras autoridades, prefeitos e ex-prefeitos da região, vereadores e lideranças comunitárias.
Da Agência Sergipe de Notícias