Em Itaporanga serão contemplados os assentamentos, Dom Helder, Darcir Ribeiro, Josino Tavares e Luíza Mahim.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) recebeu esta semana quatro projetos elaborados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que levarão água a cerca de 250 famílias assentadas no interior sergipano.
Fruto de um convênio celebrado entre a autarquia federal e a empresa sergipana, os projetos prevêem a implantação de sistemas de abastecimento de água, que atenderão a nove áreas de reforma agrária nos municípios de Itaporanga D´Ajuda (distante cerca de 30 Km de Aracaju) e Tobias Barreto (a aproximadamente 125 Km da capital do estado).
As obras para a implantação dos sistemas serão executadas em duas frentes; uma sob responsabilidade do próprio Incra, e outra, por meio de parcerias celebradas entre Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e prefeituras municipais.
“Com o nosso orçamento isolado, levaríamos cerca de nove anos para alcançarmos um investimento como este, fruto de um trabalho em parceria. Por isso, temos aprofundado essa busca por novos parceiros, porque, dessa forma, o Incra amplia sua capacidade de atuar na promoção de uma melhor qualidade de vida para as famílias assentadas”, analisou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra em Sergipe.
Além de atender aos assentamentos, alguns dos sistemas de abastecimento previstos também beneficiarão famílias que vivem nos povoados Pedra de Amolar, Curtume, Sariema e Poço da Clara, vizinhos das áreas de reforma agrária criadas pelo Incra em Tobias Barreto. “São cerca de 1700 pessoas que não vivem em assentamentos e que também serão atendidas. É uma demonstração de que as políticas podem ser articuladas para a promoção de benefícios para diferentes públicos”, comentou Góes.
Para a execução das obras, que deverão ser iniciadas ainda este ano, serão investidos R$ 6,3 milhões.
Outros projetos
Além dos quatro projetos que terão suas obras iniciadas em 2013, outros dez, também previstos no convênio Incra/Deso, levarão água a assentamentos implantados em outras regiões do estado. Para a execução dessas obras, que irão atender a cerca de 650 famílias, serão investidos R$ 12 milhões.
Ascom Incra