Camila Pati, de Exame.com
A seleção vai ser (bem) disputada. Com 109.769 inscrições feitas, o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá concorrência de 109,77 candidatos por vaga.
As provas objetivas e a prova discursiva estão marcadas para o próximo domingo, às 8h. Aprovados terão salário inicial de 6.479,81 reais. No site da Cespe é possível consultar o local de prova.
O concurso terá duas etapas. Na primeira, são cinco fases, começando pelas provas objetivas e discursivas. Em seguida, haverá teste físico, exame de saúde, avaliação psicológica, investigação social e/ou funcional, E, pela primeira vez, haverá também prova de títulos.
Aprovados na primeira etapa seguem para a segunda que é composta pelo curso de formação dos policiais rodoviários federais.
Todas as fases serão realizadas nas 26 capitais do Brasil e Distrito Federal.
O concurso terá duas etapas. A primeira, com cinco fases, inicia com as provas objetivas e discursivas. Terão a prova discursiva corrigida, os candidatos classificados na prova objetiva até a 4.750ª posição e até a 250ª posição para os candidatos que se declararem pessoas com deficiência.
Os aprovados nestas duas primeiras fases passarão, ainda, por teste físico, exames de saúde, avaliação psicológica, investigação social e/ou funcional e prova de títulos, esta última uma novidade em provas da PRF. A segunda etapa é composta de curso de formação.
Todas as fases da primeira etapa e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal.