
Semarh vai a Câmara de Vereadores apresentar resultados de pesquisas científicas.(Foto: Valeria Lima/ Ascom/ Semarh)
Durante a tarde de ontem, 18, o gestor da Área de Preservação Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (Apa Sul), Paulo César Umbrelino, usou a tribuna da Câmara de Vereadores do município de Estância para falar sobre a importância das Aves Limícolas e Migratórias do Litoral Sul Sergipano. Outro objetivo do gestor foi levar conhecimento aos parlamentares sobre a existência da APA Sul, unidade de conservação gerida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Percebendo a importância dessas aves para Sergipe, Paulo Cesar disse que o Governo do Estado, através da Semarh, se comprometeu com o Pan Brasil e a Cemave em duas importantes etapas referente às aves limícolas e migratórias. “A primeira se deu com a identificação e mapeamento dessas espécies. Já a segunda, na de divulgação da pesquisa”, afirmou.
Referente à etapa de mapeamento e identificação, Cesar citou que nos meses de janeiro e fevereiro foi realizado um processo na Ilha da Sogra, onde, no período, ocorreram duas expedições científicas. “Diante dessa etapa contamos também com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Museu de História Natural de Nova York”, comentou.
Quanto à divulgação da pesquisa Cesar destacou que iniciou o procedimento durante o mês de maio com uma apresentação da pesquisa para as escolas do município de Estância, região que faz parte da área de preservação ambiental do litoral sul sergipano.
Resultado
Sobre os resultados da pesquisas realizadas na Ilha da Sogra, o gestor da Apa Sul ressaltou que em apenas três dias foram encontradas cerca de 450 espécies de Gaivotas, entre elas 15 aves estavam com anilhas (identificação) dos Estados Unidos da América (EUA). “Durante esses dias capturamos também a Sterna dougalli, espécie ameaçada em extinção. Outras espécies novas também foram encontradas como a Sterna hirundo; Sterna antillaun; Sterna supercilaris e a Sterna eurignata”, revelou.
Finalizando seu discurso Paulo Cesar disse que a Unidade de Conservação Litoral Sul Sergipano, se comprometeu a ser colaboradora do Plano de Ação Nacional (PAN) para Aves Migratórias. “Essa ação é em conjunto com o Centro de Pesquisa e Conservação de Aves Migratórias (CEMAVE)- um dos 11 Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com atuação em todo território brasileiro e sede localizada na Floresta Nacional Restinga de Cabedelo, município de Cabedelo-Paraíba”, citou.
Para o vereador José Domingos Machado (Dominguinhos do PT), a visita do gestor da APA Sul foi imprescindível. “A casa não tinha ciência de que o nosso município servia como entreposto das aves limícolas e migratórias. A partir desse conhecimento, toda a população estanciana precisa preservar a Ilha da Sogra, já que o local serve como um santuário ecológico para essas espécies”, disse, afirmando ainda que a palestra feita por Paulo Cesar promoveu na casa uma maior conscientização ambiental em relação ao cuidado ao município.
Ao final da palestra, o coordenador da Apa Litoral Sul distribuiu para todos camisas e folders com o intuito de divulgar a existência da unidade de conservação.
Da Agência Sergipe de Notícias