iG São Paulo
Encontro não estava na agenda da presidente e acontece um dia após Lula dizer que Haddad é um ‘homem de negociação’; prefeito mudou o tom e se encontrou com o Passe Livre hoje
Um dia após mais de 60 mil pessoas saírem às ruas tendo como mote a redução em R$ 0,20 no preço da passagem de ônibus em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta terça-feira (18) com o prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um hotel na zona sul da capital paulista. Também estavam presentes o marqueteiro do PT, João Santana, e o presidente do partido, o deputado Rui Falcão.
A presidente chegou para o encontro não divulgado em sua agenda oficial às 14h30, no aeroporto de Campo de Marte, na zona Norte, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e deve voltar para Brasília no início desta noite.
A reunião acontece após um “puxão de orelha” público de Lula em Haddad, que chamou o prefeito de “homem de negociação”. Até ontem, Haddad declarava que os manifestantes queriam um “monólogo” e que não respondiam aos pedidos de diálogo da Prefeitura. Em entrevista coletiva do Movimento Passe Livre (MPL), organizadores dos protestos, os membros chamaram Haddad de “mentirosos”, e listaram ao menos duas tentativas de negociação nas quais não obtiveram retorno do governo.
Em sua página no facebook, Lula apoiou as manifestações, que fazem parte da democracia, e mostram que a sociedade está em busca de novas conquistas. “Não existe problema que não tenha solução. A única certeza é que o movimento social e as reivindicações não são coisa de polícia, mas sim de mesa de negociação.”