Na tarde da última quinta-feira (13), o prefeito de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, Hélio Sobral Leite, concedeu entrevista ao programa “Dia a Dia Itinerante”, da Ouro Negro Fm, comandado pelos jornalistas, Evenilson Santana e Eli Augusto.
Transmitida da própria sede da prefeitura, a entrevista foi iniciada com o esclarecimento de um assunto bastante questionado nos últimos dias: a realização ou não de concurso público no município. Segundo ele, dentro de 90 dias deverá ser lançado edital.
“Nesta manhã tive uma reunião com o juiz desta comarca, Rinaldo Salvino Nascimento, e debatemos sobre a realização de concurso público na cidade, que deixa de ser apenas um desejo e passa a ser uma obrigação, inclusive com notificação do Ministério Público. Ficou definido o prazo de 90 dias para lançamento do edital”, explicou o gestor, continuando.
Na sequência, Hélio Sobral destacou os projetos que já estão sendo encaminhados pela administração do município, com vistas a garantir qualidade de vida aos cidadãos. Uma das ações apontadas foi o saneamento básico.
“Temos um problema grave, uma vez que nosso saneamento ainda é a céu aberto. Quando fui superintendente da Funasa, consegui junto ao governo federal, recursos para obras de saneamento de Japaratuba. Parte do valor foi liberado, iniciamos o projeto na gestão do então prefeito padre Geraldo, mas como precisei me afastar para concorrer as eleições e acabei perdendo o pleito, a administração que nos antecedeu, não retomou as obras, perdendo o recurso”, enfatizou.
De acordo com ele, já foi feito contato com o novo superintendente da Funasa, o deputado Rogério Carvalho, e como os recursos existem e os projetos também, a prefeitura assumirá o compromisso de retomar as obras de saneamento. “Queremos acabar com o esgoto a céu aberto, e com fé em Deus, vamos conseguir”, complementou.
Saúde – Assim como outros setores da administração, o prefeito afirmou que a Saúde tem funcionado de forma exemplar. “Saúde, Educação e Assistência Social, eram metas do padre Geraldo, e consequentemente, são nossas também. Em cinco meses da sua administração e oito dias da minha, conseguimos seis equipes de PSF, pagas com recursos próprios, aparelhos de Raio X, Ultrassonografia, Ecocardiograma e equipes médicas completas atendendo a população”.
O prefeito avalia que este setor tem funcionado a contento, assim como a Assistência Social, que tem programas para erradicação da pobreza, como auxílios aluguel, gás, cestas básicas, entre outros. “Fazemos análises minuciosas para atender prioritariamente as pessoas necessitadas, porque a prefeitura precisa se voltar primeiramente para quem precisa e me preocupo muito com o social”, assegurou.
Obras – Durante a entrevista, Hélio Sobral também destacou a retomada de grandes obras, a exemplo do Mercado Municipal, praças e do campo de futebol, localizado no povoado São José. “Graças a Deus conseguimos regularizar as documentações pendentes e as obras já se reiniciaram. Já retomamos o mercado, o centro de fisioterapia, as 15 praças serão reiniciadas e começamos a construir 40 casas pelo programa do governo federal, PAC 2. O campo de futebol era um anseio da população de São José. Por isso, se tudo der certo, no dia do desfile cívico do povoado, 15 de setembro, entregaremos um ambiente completamente moderno”, noticiou.
Perguntado sobre a falta de água constante na cidade, o gestor informou que providências já foram tomadas. “Estive com o governador em exercício, Jackson Barreto, no último final de semana. Levei a demanda para ele e pedi que intercedesse por Japaratuba junto a Deso, órgão responsável pelo abastecimento quase total da cidade. Ele se comprometeu e assegurou que, em breve, a problemática será solucionada”, disse.
Hélio ainda garantiu que, até o final do mandato, serão construídas 1000 casas para a população mais carente, além da reforma do calçadão da cidade. “Vamos continuar valorizando os professores, garantindo-lhes o pagamento do Piso Nacional. Daremos atenção às escolas e a Educação do município e darei o meu melhor para satisfazer as vontades do nosso querido padre Geraldo. Ele me deixou uma tarefa dificílima, e tenho a obrigação de cumpri-la”, ressaltou Hélio.
Cultura – Antes de encerrar a entrevista, o prefeito de Japaratuba abordou outro assunto de interesse da população japaratubense: a valorização dos grupos culturais. “Padre Geraldo fazia questão de pagar subvenções aos grupos do nosso município. Assim como as bandas, acredito que os grupos também precisam de recursos para se manterem. É uma forma de incentivo, e nós precisamos fazer, principalmente porque queremos que essas raízes continuem vivas”.
“Japaratuba é a terra de Arthur Bispo do Rosário, um artista consagrado e que nos enche de orgulho pelo reconhecimento. E não só ele, mas outros grupos, como as quadrilhas juninas, merecem nossa atenção, para se tornarem tão importantes para a cidade, quanto Bispo. No final de semana, por exemplo, a Cangaceiros da Boa nos deu o terceiro lugar do Concurso de Quadrilhas da TV Sergipe. Para nós, que ofertamos R$ 75 mil de subvenção às quadrilhas da cidade, é um orgulho”, destacou.
Por Dayze Lima – DRT1892/SE