A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou uma panfletagem nas principais ruas e avenidas da cidade, para conscientizar a população da importância em se combater o trabalho infantil. Comemorado anualmente no dia 12 de junho, a data marca o combate ao trabalho infantil no Brasil.
Em Itaporanga, servidores, assistentes sociais e psicólogos realizaram uma blitz logo cedo na rodoviária da cidade. Os profissionais da área social entregaram panfletos à população e explicaram o significado da data e a importância em se combater o acesso da criança ao trabalho infantil.
“Essa mobilização é movida pelos altos índices de crianças que são vítimas do trabalho precoce. Milhares de crianças deixam de ir à escola e têm seus direitos violados para exercer atividades laborais em lavouras, sinais de trânsito, fábricas ou casas de família, sem receber nenhum centavo por isso. O movimento visa chamar a atenção da sociedade para essa problemática”, esclarece Thalita Costa, coordenadora do Creas.
Em Itaporanga, atualmente, estão inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) dezenas de crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos. O programa tem como objetivo retirá-las de qualquer atividade de trabalho infantil que possa prejudicar o desenvolvimento bio-psicossocial.
Ao ser comprovado o trabalho infantil, a criança ou adolescente será encaminhada para ser inserida no programa. Os encaminhamentos partem dos mais diversos serviços existentes no Município, bem como por denúncias recebidas da sociedade como um todo.
Para ser inserida no Peti, a criança ou adolescente deve atender a algumas condicionalidades: ter frequência igual ou superior a 85% na escola, e estar em dia com as vacinas, entre outras obrigações. Ao ser inserida no programa, a família recebe um benefício em dinheiro por criança/adolescente.
Quadrilha Junina
Ainda pela manhã, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho promoveu a comemoração junina da terceira idade, com apresentação da quadrilha junina formada pelo grupo de idosos. O cortejo junino, que saiu pelas principais ruas do Centro de Itaporanga, contou com o apoio do público que aplaudiu a iniciativa.
Além dos servidores da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, o evento contou também com a participação de servidores de outras secretarias e dos integrantes do Pro-Jovem.
A comemoração junina dos idosos foi organizada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
T.Dantas Comunicação.