Depois da abertura da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que aconteceu na Clínica de Saúde da Família Maria José Soares Figueiroa, no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, visitou o Hospital Nosso Senhor dos Passos.
“Esta unidade fará parte da retaguarda da rede hospitalar do Estado, principalmente com os leitos de retaguarda. Esse novo hospital já pode ser considerado parte integrante do programa SOS Emergências, implantado na última quinta-feira aqui no Estado com a vinda do secretário nacional de Atenção à Saúde”, explicou a secretária.
Acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, a secretária foi recepcionada pela direção do Hospital. Durante a visita, percorreu as áreas que já estão em funcionamento e também a parte que ainda será inaugurada, a exemplo do Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Enfermarias.
Depois da visita, Joélia e reuniu com os gestores. “Nos próximos 90 dias faremos a entrega dos leitos clínicos e leitos obstétricos. Os leitos clínicos serão contratualizados pelo Estado como leitos de retaguarda do Hospital de Urgência de Sergipe. No próximo ano vamos colher os frutos dessa obra, primando sempre pelo atendimento, acolhimento, ambiência e melhorias tanto para usuários quanto para servidores”, frisou Joélia Silva.
“O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência, vai disponibilizar recursos para a construção de 11 UPAS em Sergipe. E um dos municípios que serão contemplados será São Cristóvão, pelo aglomerado populacional através dos conjuntos habitacionais. O recurso será disponibilizado pelo Fundo Nacional de Saúde, o qual também abrangerá a aquisição de equipamentos necessários para oferecer uma saúde de qualidade em toda área de urgência e dar um atendimento 24 horas”, informou a secretária Joélia Silva.
O presidente da Associação mantenedora do Hospital, Marcos Santana, destacou a necessidade de ampliar os recursos recebidos pela unidade. “Hoje nós mantemos esse hospital, unicamente com uma verba repassada pela Secretaria de Estado da Saúde. Precisamos buscar novas formas de capitalizar esse hospital e investir nele, pois temos um equipamento excelente entregue pelo Governo do Estado e esperamos em breve abrir as demais alas, como o centro cirúrgico e as enfermarias”, destacou.
Na ocasião foi apresentada a nova diretora operacional da unidade, Lívia Regina Santos de Menezes, que chega para contribuir com o funcionamento do hospital. “Estou chegando agora com todo o gás. Tive a experiência de mais de três anos na assistência, trabalhado em diversas áreas no Hospital Cirurgia. Chego agora aqui em São Cristóvão para trabalhar na gestão, mas, ao mesmo tempo, mantendo o olhar sobre a assistência. Venho para aprender aqui, mas principalmente para ser um elo na relação com os médicos, enfermeiros e demais profissionais e contribuir de forma substancial para o crescimento dessa unidade”, disse.
Agência Sergipe de Notícias