Na manhã desta última terça-feira (04), o prefeito de Monte Alegre e presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Antônio Rodrigues (“Tonhão”), participou da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski. Na oportunidade, representantes municipalistas de diversos Estados apresentaram suas preocupações e propostas de ações em busca de soluções para os problemas da administração municipal.
O principal item da pauta foi a programação da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece nos próximos dias 9, 10 e 11 de julho. “Nós, gestores e representantes municipalistas, saímos desta reunião com a consciência de que é fundamental continuar mobilizando os prefeitos em nossas regiões e a própria comunidade em geral. É necessário estabelecer todas as propostas para apresentar ao governo e ao Congresso uma pauta segura, sempre lembrando que a luta é por todos”, frisou Tonhão.
O presidente da Fames destacou ainda que os municípios estão com dificuldades de cumprir as leis aprovadas, a exemplo das novas leis de resíduos sólidos e do ensino integral. Concordando com o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Pedro Celso Zuchi, Tonhão reforçou que todas as leis que envolvem as administrações municipais deveriam ser avaliadas também pela CNM. “Nós precisamos ser ouvidos, porque para cada determinação legal existe um prazo. E o prefeito que não cumpre prazo é responsabilizado. A meta agora é intensificar a mobilização municipalista, em busca de soluções para cada problema que nós, gestores, enfrentamos diariamente”, ressaltou.