Após oito meses de investigações realizadas pelas equipes da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) e do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), em parceria com agentes de polícia de outros Estados, foram desarticuladas duas ramificações de uma quadrilha especializada em assaltos a banco e carros-fortes e arrombamento de caixas eletrônicos, que agiam em vários Estados do Brasil. As prisões foram efetuadas pelas polícias dos Estados do Pará e Maranhão, com informações passadas pela Dipol de Sergipe.
De acordo com o diretor do Dipol, Gilberto Guimarães, aproximadamente 12 suspeitos de integrar as ramificações das quadrilhas já foram presos e com eles foi apreendido um arsenal de armas de grosso calibre, munições e ferramentas que eram utilizadas na prática dos crimes. As quadrilhas desarticuladas praticaram vários assaltos a carros-fortes, agências bancárias e arrombamentos de caixas eletrônicos nos Estados do Pará e Maranhão.
Ainda de acordo com Gilberto Guimarães, as investigações realizadas pela polícia sergipana identificou que a quadrilha tem como origem, a cidade de Cabrobó (PE), sendo ramificada em todos os Estados nordestinos, além do Estado de São Paulo. Em Sergipe, essa quadrilha teria praticado um assalto a agência do Banco do Brasil, no município de Lagarto, há aproximadamente seis anos, onde o chefe local da quadrilha teria morrido durante um confronto com a polícia.
Gilberto Guimarães ressalta que as investigações realizadas pelo Dipol foram extremamente importantes e primordiais para a desarticulação das quadrilhas. Ele garante que em um espaço breve de tempo outras quadrilhas serão desarticuladas . “Pela primeira vez no Brasil, uma divisão de inteligência abre as portas para analistas de investigações de outros Estados para realizar um trabalho em parceria como o que estamos fazendo. Já obtivemos resultados bastantes positivos e com as investigações do nosso departamento vamos desarticular todas as ramificações dessa quadrilha que vem aterrorizando o Nordeste”, salientou.
Da Assessoria de Comunicação da SSP/SE