Moradores da Zona de Expansão Urbana de Aracaju criaram no último sábado uma frente formada por representantes de todas as comunidades a fim de debater sobre a polêmica envolvendo o limite entre Aracaju e São Cristovão, além do plebiscito e outros assuntos que dizem respeito às comunidades daquela região da capital sergipana.
A reunião que definiu pela criação da frente de moradores aconteceu no Povoado Robalo e contou com representantes de diversas comunidades. Além de definir o caráter da frente, os moradores decidiram que realizarão uma série de ações a fim de familiarizar os moradores sobre o limite entre as duas cidades.
Entre as atividades foi aprovado um calendário de discussão nos povoados da Zona Sul de Aracaju, além de reuniões da coordenação da frente com o intuito de organizar o cronograma dos debates.
“Os moradores sabem alguma coisa sobre a polêmica do limite, mas queremos conhecer o assunto com mais profundidade. A criação dessa frente vai nos proporcionar esses momentos de aprofundamento do tema.”, disse José Firmo, um dos participantes da frente.
Além disso a frente decidiu que nos encontros dos moradores serão colhidos dados para a elaboração da Carta da Zona de Expansão, com as principais demandas de cada povoado, conjunto, loteamento existente na Zona de Expansão Urbana de Aracaju.
Uma decisão tomada na reunião foi a que definiu que a frente será de moradores, independentemente das entidades ou dos segmentos a que elas estejam ligadas, sejam associações, Igrejas, comércio, serviço, clubes ou condomínios. Os idealizadores da frente dizem que a decisão deles não impede que as entidades também façam as suas reuniões, tanto é que dirigentes de associações estão compondo a frente, que é muito mais ampla do que as associações.
“Embora dirigentes de associações possam fazer parte da frente e possam realizar micro-reuniões, é importante que cada morador se some e participe ativamente desse novo movimento aqui na região.”, disse Rafael Siqueira, presidente da Associação dos Moradores do Mosqueiro.
A próxima reunião da frente será sábado, 25, às 15, na Associação dos Moradores do Mosqueiro, na Orla Por do Sol.
por JOSÉ FIRMO