A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou na manhã desta segunda-feira (20), o Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2013 que autoriza o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) a se ausentar por um período de 30 dias do município e do país.
Os vereadores Iran Barbosa (PT), Lucimara Passos (PCdoB), Dr. Emerson (PT) e Lucas Aribé (PSB) e Emmanuel Nascimento votaram contra o projeto e justificaram que para o prefeito se ausentar, ele precisaria comunicar no projeto o motivo da viagem. “Vejo com preocupação esse decreto, a Câmara precisa conceder as licenças com prazos certos e nos momentos certos, pois esta ausência interfere tanto do ponto de vista político, administrativo e financeiro”, opinou o parlamentar.
Dr. Emerson também se posicionou contrário a aprovação do decreto. “A mensagem do projeto não contempla para onde o prefeito vai nem por quanto tempo. E para uma boa relação com o Executivo, o Legislativo precisaria ser sim, informado sobre as viagens, mas será que a gente vai ter que se informar pela imprensa?”, questionou Emerson.
Para Lucimara e Lucas Aribé, a Câmara precisa conhecer o objetivo da viagem com antecedência. “Isso é algo preocupante e que precisamos conhecer antes da população. Esperamos que os projetos chegam a essa Casa com transparência, e a confiança entre os dois Poderes deve ser construído ao longo desses quatro anos”, declarou a parlamentar.
Grecy Andrade/ Ascom CMA