Com o objetivo de capacitar os gestores do turismo dos municípios de Sergipe, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou um workshop para o preenchimento e elaboração de projetos que buscam o pleito de verbas do Governo Federal. Os gestores de Estância foram os primeiros a receberem esse treinamento onde foram demonstradas as regras, cada etapa do preenchimento do modelo do projeto e esclarecidas as dúvidas referentes ao Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV).
Segundo o coordenador operacional do Prodetur, Anderson Renê, responsável pela capacitação, essa ação surgiu de uma proposta da Setur em assessorar as prefeituras na captação de recursos, junto ao Governo Federal, feitos através de convênios. A prefeitura de Estância foi a primeira a procurar a secretaria e agendar a data dessa reunião, onde foi apresentado como é o acesso aos projetos que são disponibilizados no portal do SICONV. “Nesse sistema os usuários podem ter acesso não só aos programas do Ministério do Turismo, mas como a todos do Governo Federal”, explicou Renê. A reunião seguiu com a apresentação detalhada de como fazer a inscrição de propostas e de como deve ser preenchido cada item do modelo de termo de referência padrão do MTur.
“Um dos motivos que impulsionaram a realização do treinamento foi a portaria nº 112 de 09 de março de 2012, do Ministério do Turismo, que estabeleceu novas exigências para a aprovação de propostas para participação nos programas do MTur, principalmente por causa da Copa. O Prodetur, também sofreu várias regulamentações com relação ao Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), mudanças que ainda não são conhecidas pela maioria dos gestores”, concluiu o coordenador operacional do Prodetur.
O secretário de Turismo de Estância, Sérgio Araújo, disse que solicitou a reunião com o objetivo de capacitar toda equipe para trabalhar dentro desse novo perfil que o Ministério do Turismo exige, para que assim, possa inserir todos os projetos da Prefeitura com a aprovação do PDITS. Segundo o secretário, o município já está em processo de finalização do plano. “Muitas vezes o município deixa de receber recursos importantes apenas por falta de conhecimento ou preparo técnico. Já que o Estado está oferecendo esse suporte, temos que aproveitar ao máximo a rede de informações que os profissionais da Setur possuem”, afirmou.
O município que tiver interesse em receber a capacitação é só entrar em contato com a Setur, (3179-7552) e agendar a data. Essas ações buscam otimizar o envio dos projetos dos municípios sergipanos ao Ministério do Turismo, na tentativa de viabilizar mais recursos para o desenvolvimento do estado.
Ascom/Setur