Na primeira semana de funcionamento das novas instalações, o Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão, realizou mais de 1.000 procedimentos. A primeira etapa da unidade foi entregue pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no final de abril, à Associação Nosso Senhor dos Passos, instituição filantrópica mantenedora da unidade. O investimento para reforma e ampliação foi feito com recursos próprios do Governo do Estado, no montante de R$ 4.569.104,74.
“Com a nova estrutura adequada para prestar assistência, já foram realizadas 326 consultas de urgência, sendo que 12 foram pediátricas. O laboratório realizou 900 exames”, contabilizou Marcos Santana, presidente da associação.
“Paralelo ao funcionamento e à entrega dessa primeira etapa, concluiremos as últimas etapas da reforma, como a pavimentação e a iluminação da parte externa. Estimamos um prazo de 90 dias para essas etapas finais”, explica o diretor de planejamento da SES, Evandro Galdino.
Além de atender os casos de urgência e realizar exames laboratoriais, depois de concluídas as obras, o Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos terá capacidade de realizar partos normais e contará com leitos que servirão de retaguarda para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
“Essa unidade integrará a rede hospitalar Estadual. O Governo do Estado fará uma proposta para o Ministério da Saúde para que o Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos receba um financiamento diferenciado e possa absorver internações. Dessa forma, a unidade terá leitos clínicos de retaguarda para o Huse que, atualmente, é a maior necessidade da rede”, explicou Joélia Silva Santos, secretária de Estado da Saúde.
Agência Sergipe de Notícias