Nice de Paula, do Estadão
Depois do sucesso da impressão de nomes nas embalagens de coca zero, o marketing da empresa chegou às latinhas vermelhas da Coca-Cola tradicional. No próximo dia 13, estreia em cadeia nacional de TV o filme da campanha “Vamos juntos colorir o Brasil”, da qual fazem parte as latinhas verdes, amarelas e azuis, criadas para homenagear o Brasil durante a Copa as Confederações, que começa no dia 15 de junho. É a primeira vez que a lata da Coca-Cola muda de cor, ganhando uma face com uma das cores da bandeira brasileira.
— Até então, o que tínhamos feito eram mudanças dentro da embalagem, mas em setores limitados. Sair do vermelho para colocar a cores de um país é inédito no mundo. A Coca- Cola fazer isso no Brasil tem a ver com o reconhecimento de que a Copa da Confederações é o momento de mostrar a paixão pelo país — diz Javier Meza, vice-presidente da marketing da Coca-Cola Brasil.
A campanha, que também vai convidar os brasileiros a usar as cores do país nas casas e nas redes sociais, é parte do investimento da companhia na Copa do Mundo de 2014, da qual é patrocinadora. A empresa criou uma unidade de negócios exclusivamente dedicada ao evento, que começou em 2010 com uma pessoa, hoje conta com 120 funcionários deve chegar ano que vem com cerca de 300 na equipe.
— Em 71 anos no Brasil, nunca fizemos um investimento em marketing alto como agora — diz Meza, sem revelar os valores.
Dados do mercado indicam que no ano passado a Coca-Cola gastou R$ 724 milhões no país só em publicidade e a estimativa para este ano é chegar a R$1,1 bilhão. Já os números oficiais da companhia apontam investimento total de R$ 2,6 bilhões neste ano e de R$ 14,1 bilhões entre 2012 e 2016.
— Com a Copa, queremos deixar três legados para a sociedade: estímulo à vida ativa, à cultura da reciclagem e ao desenvolvimento das comunidades. Todas as nossas iniciativas abordam um desses elementos — diz Michel Davidovich, vice-presidente e gerente-geral da Coca-Cola Brasil para Copa do Mundo de 2014.