Depois de mais de duas décadas vivendo em Sergipe, o coronel da Polícia Militar e atual comandante geral da corporação no Estado, Maurício da Cunha Iunes, recebeu da Assembleia Legislativa o Título de Cidadão Sergipano. A solenidade aconteceu em sessão especial realizada no início da noite desta segunda-feira, dia 29, no plenário da Casa. Coronel Iunes é natural do Estado do Rio de Janeiro.
A concessão do título foi um projeto apresentado pelo então deputado estadual Armando Batalha. A outorga do título na data de hoje atendeu a uma solicitação feita pelo deputado Capitão Samuel (PSL). Diversas autoridades políticas e militares, familiares e amigos do comandante geral da PM de Sergipe compareceram à solenidade, para prestigiar a homenagem feita a ele.
A sessão especial foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC). O discurso de saudação ao mais novo cidadão sergipano foi feita pelo deputado Capitão Samuel. Na sua fala, o parlamentar, que durante vários anos serviu na corporação até chegar ao Legislativo estadual, destacou a trajetória profissional do coronel Maurício Iunes, desde sua chegada a Sergipe, em 1º de setembro de 1989, vindo do Rio de Janeiro.
Para o deputado, o comandante da Polícia Militar, pela sua trajetória e serviços prestados ao Estado, é mais que merecedor do título que o Parlamento lhe outorgou. “O senhor é merecedor deste título. A sociedade sergipana conhece seu trabalho e aprova”, disse o Capitão Samuel, ao solicitar que ele continue pensando na PM como uma instituição que deve ser preservada para a segurança do povo sergipano, como uma instituição que está nos 75 municípios de Sergipe, atendendo o cidadão pobre e o rico.
“Uma instituição que precisa muito que cada vez mais homens e mulheres estejam nas ruas dando segurança à população”, acrescentou. O deputado reconheceu que não é fácil ser comandante e disse que sabe das dificuldades que o coronel teve no início da gestão em trazer policiais que estavam desviados de função para exercer a atividade fim, mas que ele teve sucesso nessa empreitada.
Cidadão de fato
Bastante emocionado com o recebimento do título, o coronel Maurício Iunes agradeceu a todos os deputados estaduais por aprovarem a propositura que lhe concedeu essa honraria. O militar disse que já se sentia um sergipano de coração, pois seus três filhos nasceram aqui no Estado, mas hoje podia se orgulhar de dizer que era um cidadão de Sergipe de fato, de papel.
“Me considero cidadão sergipano desde o dia 1º de setembro, quando cheguei a Sergipe e ingressei nos quadros da Polícia Militar do Estado. Para mim é motivo de satisfação ter esse reconhecimento. É uma honraria muito grande que, com certeza, fica marcada na minha carreira”, afirmou.
Coronel Iunes disse que estava bastante orgulhoso com a homenagem, pois Sergipe lhe recebeu de braços abertos. “Sergipe tem sido ao longo desses anos motivo de muito orgulho e tudo que conquistei na minha vida é graças ao Estado de Sergipe e por isso eu tenho um compromisso moral muito grande com toda população sergipana. Para mim é uma honra imensa o recebimento desse título e quero só agradecer a toda Assembleia poder recebê-lo, declarou o coronel.
Histórico
Maurício da Cunha Iunes nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em julho de 1967, filho de Sérgio Iunes e Neusa da Cunha Iunes. Chegou a Sergipe no dia 1º de setembro de 1989, quando era aspirante a oficial, com a missão de ingressar na Polícia Militar de Sergipe.
São mais de duas décadas servindo ao Estado na corporação militar. Nesse período, participou de vários cursos de especialização e ocupou diversos cargos importantes na PM/SE. Entre eles, foi comandante da Rottran/CPTran – Companhia de Policiamento de Trânsito; instrutor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); comandante e fundador do Comando de Operações Especiais (COE); comandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC); e coordenador do Grupamento Tático Aéreo (GTA); entre outros.
Além da carreira de sucesso que construiu na Polícia Militar, foi em Sergipe que o coronel Maurício Iunes construiu sua família. Aqui conheceu e casou com Alik Kostak Iunes, com quem tem três filhos.
Ascom/Alese