Do G1 SE
Está chegando o dia mais esperado pelos forrozeiros de Sergipe e a contagem regressiva já começou para o evento que abre os festejos juninos do Estado. Forrozão 2013, A festa acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, no Sítio Terêncio, na rodovia dos Náufragos, na zona Sul de Aracaju.
Entre as atrações está uma das bandas de maior sucesso do país, Aviões do Forró. Em uma conversa descontraída, vocalista da banda, Xand Avião. E é no estúdio que projetou o forró eletrônico que ele conta um pouco da trajetória da carreira e da banda.
“Esse estúdio aqui foi gravado os maiores sucesso do forró, que foi do Mastruz Com Leite, pois aqui era a sede da banda. Então agente comprou e não mudamos praticamente nada para deixar essa essência de sucesso”.
Nascido em Itú, no Rio Grande do Norte, Xand sempre quis trabalhar com a música e divergiu com a família para seguir a carreira.
“Comecei aos 14 anos contra a vontade do meu pai e da minha mãe, pois no interior todo pai quer que seu filho estude para ser advogado ou médico. Então fui trabalhar como holder de uma banda ligando som, carregando instrumentos. Um certo dia o cantor faltou, e eu falei que sabia todas as músicas do repertório, comecei a cantar e estou aqui até hoje”.
Então um convite especial trouxe o vocalista de vez para a música. “A banda que eu trabalhava sempre abria show para bandas como Calcinha Preta, limão com Mel e Magníficos e todo empresário que me via cantar pedia meu telefone, me elogiava, mas nunca ninguém ligou. Foi quando eu dei o telefone para uma cantora, que é a Tati, na época cantora da Gaviões do Forró, que inclusive trabalha com a gente atualmente. Ela deu meu telefone para o Isaías, meu sócio na Aviões”.
Com a rotina mais pesada entre os períodos de final de maio e início de Julho, o vocalista conta que as vezes o tempo fica restrito para criar novos trabalhos, mas com a era digital o esforços são amenizados. “Quando eu sinto que uma música vai ser sucesso eu passo para os músicos através do celular e quando é a noite a gente já toca”.
Com um dos 10 álbuns mais vendidos do país, Xand comentou sobre o comércio da pirataria. “Antigamente conseguia vender 150 mil cópias fáceis e hoje se agente conseguir vende 40 mil a gente já está morrendo de alegre, pois a pirataria não deixa e ela é uma faca de dois gumes. Vários artistas no Brasil conseguiram crescer através da pirataria e com agente também foi assim. Então a gente tenta combater a pirataria vendendo CD ao preço de custo a R$ 5 o CD, além de dar o CD”.
Por fim Xand destaca o quanto se entusiasma em vir tocar em Sergipe, ainda mais em um evento como o Forrozão 2013. Estou muito feliz em voltar nesse evento que é o Forrozão da Sergipe que une as maiores bandas de Forró do Brasil, não só Aviões como Garota Safada, Simone e Simária, são muitas bandas boas.