A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), concluiu com êxito, na manhã desta quarta-feira, 24, a reintegração de posse na propriedade rural denominada “Fazenda Lagoa Redonda”, localizada no município de Itaporanga D’Ajuda, a 29 quilômetros de Aracaju.
Após o recebimento da presente determinação judicial pelo comando da Polícia Militar, a equipe do GGCC deslocou-se por três vezes ao imóvel e outras vezes ao fórum da comarca para dirimir algumas dúvidas junto ao magistrado quanto à decisão judicial. Foram realizadas, também, duas reuniões com as 42 famílias acampadas há mais de sete anos no local, sendo um dentro dos limites do imóvel rural reintegrado. Os acampados foram representados pela liderança local do movimento social com o apoio do Ouvidor Agrário Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A intervenção do GGCC deu-se após o oficial de justiça não conseguir a saída voluntária dos invasores. A operação transcorreu de maneira pacífica, sendo inicializada desde o mês de dezembro de 2012, com a mediação do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos e os acampados. Já cientes previamente da ação, foi concedido um prazo razoável para a desmontagem dos barracos, tudo dentro do que foi ajustado antecipadamente com os integrantes do movimento social e a Ouvidoria Agrária Estadual.
“Mais uma vez, não houve necessidade de deslocamento de tropa para o local da reintegração, evitando, assim, gastos diversos com alimentação, transporte, empenho dos militares na folga do trabalho, diárias e outros gastos comuns a esse tipo de serviço operacional”, destacou major PM Aragão, comandante do GGCC.
Ascom/PM/SE