O município de Nossa Senhora do Socorro vem passando por um impasse para a construção de um bairro considerado modelo para todo o Estado. Isso porque cinco famílias ainda insistem em não desocupar o Novo Horizonte. O processo para construção do novo conjunto residencial foi iniciado em 2009, quando as equipes de engenharia e assistentes sociais da Prefeitura realizaram um cadastro social com todas as informações dos moradores da comunidade.
As casas foram marcadas e numeradas e fotos foram tiradas. A Prefeitura fez ainda diversos cadastros de pessoas que já moravam no Novo Horizonte e realiza o pagamento de aluguel social para famílias que precisaram de uma casa para morar, tudo dentro da realidade de moradia das pessoas. Mas, infelizmente, essas cinco famílias ainda insistem em permanecer no local. A empresa responsável pela obra do Conjunto Novo Horizonte só poderá reiniciar os trabalhos assim que cinco famílias se retirem do local.
Em reuniões, a Prefeitura de Socorro garantiu o pagamento do aluguel social para estas famílias durante todo o tempo da construção, até a entrega das novas casas. Além disso, ficou acordado que a Prefeitura disponibilizaria o transporte para a mudança e as futuras casas para essas família no Novo Horizonte. O próprio prefeito Fábio Henrique já garantiu este pagamento, inclusive em reuniões com a Defensoria Pública, que hoje atua em parceria para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
“As casas dessas famílias foram erguidas em cima de um canal. Já participamos de audiências com juiz, no Ministério Público, mas infelizmente elas continuam resistindo, mesmo diante de tudo que a Prefeitura se comprometeu a fazer”, lembrou o secretário municipal de Planejamento, Gledson Oliveira. “Estamos tentando todas as formas para um entendimento pacífico, lembrando que o terreno é da Prefeitura é podemos pedir a reintegração a qualquer momento”, disse Gledson.
Vale lembrar que outras 11 famílias já estiveram no local, mas, de maneira cordial e pacífica, elas saíram e hoje recebem o aluguel social e todas as garantias dadas pela Prefeitura de Socorro. “Foram 11 famílias que compreenderam que com este gesto estarão beneficiando não só elas, mas outras milhares de famílias. Esperamos que essas cinco famílias também tenham este gesto”, afirmou Gledson.
O procurador-geral de Nossa Senhora do Socorro, Carlos Krauss, lembra que a área pertence à administração pública e ela tem total interesse em buscar melhorias para a qualidade de vida das mais de 10 mil pessoas que serão beneficiadas com esta obra. Juridicamente, verificou-se que a melhor saída para o problema seria o pagamento do aluguel social. “Mas, para isso, é necessário que as famílias deixem as casas. Assim, será atendido o anseio de toda coletividade”, afirmou Carlos Krauss.
A Obra
Serão mais de R$ 23 milhões investidos com recursos de uma parceria da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro com o Governo Federal, por meio do Programa Atendimento Habitacional – Pró-Moradia -, gerenciado pela Caixa Econômica. São mais de 54 ruas pavimentadas – ao todo, mais de 20 quilômetros de pavimentação -, drenadas e com esgotamento sanitário. No Novo Horizonte será construída ainda uma praça, um posto policial, um posto de saúde, uma creche e área de lazer.
Ao todo, serão construídas 264 casas que terão toda a regularização fundiária, ou seja, todos os moradores receberão as escrituras das residências da localidade. Além disso, a obra prevê a construção de todo o sistema de esgotamento sanitário, com um canal e a estação elevatória de esgoto que beneficiará mais de 2 mil casas do Novo Horizonte.
A Avenida Novo Horizonte, a principal via de entrada e saída do conjunto, terá duas pistas feitas com malha asfáltica, além do canteiro e iluminação central que dará mais beleza ao local. Ainda na região, será construído um cinturão verde contornando todo o entorno da estrutura física do local para evitar que novas ocupações irregulares surjam no bairro que será modelo para todo o Estado de Sergipe.
Trabalho
O prefeito Fábio Henrique determinou que todas as esferas da sua administração se empenhassem para garantir todos os direitos dos moradores daquela região. E para isso, o diálogo permanente entre secretários e funcionários da Prefeitura de Socorro foi estabelecido. O próprio prefeito Fábio Henrique recebeu em seu gabinete diversas comissões de moradores do Conjunto Novo Horizonte onde foram esclarecidas e expostas informações sobre toda a situação das casas e o início das obras. Ou seja, fica claro que a atual administração manteve teve desde o início um diálogo aberto e franco com os moradores.
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria da Assistência Social, já realizou diversos cursos com os moradores do Novo Horizonte. Inclusive, foi criado um Grupo de Mães que, constantemente, se reúne com assistentes sociais do município para que possam se especializar e criar maneiras de integração entre as futuras donas de casa. A atual administração realizou inclusive cursos de computação com moradores que receberam noção de uso de Internet, Hardware, Word, Excel, Software e Sistema Operacionais, entre outros.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL