Os professores da rede municipal de Aquidabã tiveram uma péssima notícia na sessão da Câmara de Vereadores da última quarta-feira (03). Seis vereadores votaram a favor de um projeto enviado prefeito José Carlos dos Santos que revoga a lei que concedeu o reajuste do piso no ano de 2012. Com isso os salários dos professores retroagem aos patamares de 2011.
O prédio onde funciona a Câmara de Vereadores ficou lotado de professores. E eles demonstraram seu descontentamento com a ação dos parlamentares em aprovar o projeto. A vice-presidente do SINTESE, Lúcia Barroso, faria uma fala na mesma sessão sobre os prejuízos que a aprovação faria aos salários dos professores, mas sua fala foi negada pelo presidente da Câmara, apesar da solicitação ter sido feita por uma vereadora e ter seguido o regimento da casa legislativa municipal.
Os educadores consideraram a ação dos parlamentares uma traição, pois em sessões anteriores os mesmos que votaram a favor do projeto disseram em seus pronunciamentos que não votariam sem antes discuti-los com os professores. “A categoria está revoltada com a situação ocasionada pelo prefeito e sua bancada de vereadores. Além de ser um desrespeito a constituição é aviltante contra os professores”, disse Lúcia Barroso.
O argumento da prefeitura é que não havia recursos para o pagamento dos salários dos educadores. Mas ao consultar os dados fornecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional constata-se que o dinheiro recebido através do Fundeb é suficiente para pagar os salários dos professores sem ter que recorrer a este projeto, pois a Constituição assegura a irredutibilidade dos salários.
Assessoria de Comunicação/Sintese