Uma série de acontecimentos deixou os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju animados e confiantes de que podem mudar o Pré-Caju de local já no próximo ano.
Na próxima segunda-feira, 25, às 9h, o Fórum entregará aos promotores do Ministério Público Estadual (MPE) farta documentação envolvendo a prévia carnavalesca. A entrega atende à solicitação de três promotorias que estão estudando o caso.
Outro fato animador para os militantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju foi a grande quantidade de exemplos de transferências de local de carnavais fora de época em várias capitais, entre elas Goiânia, Fortaleza, Maceió, Recife e Porto Velho. Petições Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e várias reportagens sobre as conquistas das entidades das outras capitais foram juntadas à documentação a ser entregue ao MPE.
Na noite da última quinta-feira, 21, o Fórum recebeu a adesão dos artistas sergipanos. O Movimento SALVE (Sociedade Artística Alternativa de Libertação e Valorização Estadual) se integrou à luta do Fórum pela mudança do local do Pré-Caju, além de outras garantias e conquistas para os artistas.
Uma comissão de artistas composta pelo presidente reeleito, Tonico Saraiva, Jailson do Acordeom e outros artistas estiveram presente na reunião do Fórum e declarou que, em nome do Movimento Salve, passariam a integrar as atividades pela mudança do local do Pré-Caju.
Juntamente com Tonico Saraiva, foi eleito, como vice-presidente, João da Passarada. Dezenas de artistas fazem parte do SALVE.
No dia 12 de abril o Fórum em Defesa da Grande Aracaju vai realizar um debate sobre mobilidade, acessibilidade e cidadania, com o objetivo de enfocar a realização do Pré-Caju na Avenida Beira Mar. Entre os debatedores estarão o cantor e compositor Mingo Santana, representando os artistas sergipanos; o Desembargador Federal e membro das Academias Sergipana e de Itabaiana de Letras, Vladimir Carvalho Sousa; representantes da Polícia Militar, do Ministério Público, da Prefeitura de Aracaju e da Associação Sergipana de Blocos e Trios.
O Fórum já conseguiu agendar uma Tribuna Livre para o dia 16 de abril, na Câmara Municipal de Aracaju, quando pretende dialogar com os vereadores sobre o problema da mobilidade e acessibilidade.
Mas os membros do Fórum em Defesa da Grande Aracaju ainda não se dão por satisfeitos e aguardam por duas audiências que foram pedidas: uma com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho e outra com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos.
“O prefeito recebeu a ASBT e não nos recebeu, quando nós havíamos pedido a audiência muito antes. Temos ofício protocolado na prefeitura e aguardamos a marcação da audiência com o chefe do Executivo municipal”, disse o ambientalista Lizaldo Vieira, um dos coordenadores do Fórum.
Fórum de Defesa da Grande Aracaju