As comemorações aos 158 anos de Aracaju começaram desde a noite de sábado, dia 16, com apresentações nos palcos espalhados pela cidade. O prefeito João Alves Filho prestigiou o festival de Baterias na Orla de Atalaia, o Show Gospel, na praça entre os Mercados municipais e a apresentação da Orquestra Sanfônica na colina do Santo Antônio.
Entusiasmado com as festividades do aniversário da capital, o prefeito João Alves fez questão de elogiar a bravura de Ignácio Barbosa, fundador de Aracaju, quando saiu de São Cristóvão, capital de Sergipe na época, para uma colônia de pescadores com o sonho de construir um porto. “Naquela época São Cristóvão era uma das cidades mais modernas do país. Mas mesmo assim Ignácio Barbosa, que foi um homem extraordinário, veio para um lugar insalubre que era Aracaju na época. Por conta disso, ele contraiu cólera e morreu dessa doença sem conseguir construir o porto. Graças a Deus, 135 anos depois, tive a grande felicidade como aracajuano de conseguir, em nosso primeiro governo, construir o tão sonhado porto de Ignácio Barbosa”, informou João Alves, destacando a importância deste homem visionário para a constituição da Aracaju de hoje.
“Nós todos estamos somados em uma ideia que norteia a minha cabeça. Estamos trabalhando muito para que daqui a quatro anos se torne não apenas uma cidade com boa qualidade de vida, mas que seja uma das três capitais com a melhor qualidade de vida do Brasil”, disse o prefeito no momento em que parabenizou a todos os aracajuanos pela passagem dos 158 anos da capital.
Festival de Baterias
Com parceria firmada com a TV Sergipe, a Prefeitura de Aracaju promoveu o festival de baterias com o grupo Bateras 100% Brasil. Mais de 50 bateristas seguiam as ordens de quatro músicos que guiavam os outros nas diversas músicas que foram apresentadas. O secretário Especial da Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), disse que o evento valoriza os músicos. “O Bateras Brasil acontece em todo país. A parceira com a TV Sergipe foi muito feliz e só temos a agradecer. O prefeito está de parabéns por ter acreditado no projeto da Secretaria da Comunicação juntamente com a Funcaju”.
Aracajuanos e turistas que foram assistir o festival ficaram encantados com a sincronia dos instrumentos percussivos e com a potência musical do repertório. A turista de Brasília, Andréa Gonçalves, adorou a iniciativa. “Confesso que fiquei surpresa com esse show. Estou muito feliz em prestigiar um evento como esse”.
Show Gospel
Realizada na praça de Eventos Hilton Lopes, entre os Mercados Municipais, o show Gospel, realizado pela Prefeitura de Aracaju, teve apresentação de André Valadão e mais 20 bandas sergipanas com músicas direcionadas ao público cristão.
Milhares de pessoas lotaram o espaço de eventos dos Mercados, juntamente com autoridades. O deputado federal Laércio Oliveira (PR), parabenizou a Prefeitura por toda a estrutura na comemoração do aniversário da capital. “A Prefeitura não mediu esforços para a realização dos eventos, mesmo vivendo numa época de dificuldade. Mas o prefeito não esqueceu do povo e a prova disso é que em vários locais existe show para todos os gostos. O compromisso do prefeito João Alves com a nossa cidade é de fazer de Aracaju uma cidade melhor. É por isso que estou aqui para celebrar juntamente com o prefeito e com o povo o aniversário da capital”.
O pastor Heleno, prefeito de Canindé do São Francisco, elogiou a atenção da administração com a comunidade evangélica. “A Prefeitura está de parabéns, pois esse foi um evento especial para os evangélicos. Parabenizo também a Funcaju, que está realizando eventos em vários pontos da cidade”, disse.
Orquestra Sanfônica
Num projeto inusitado, a tradicional Orquestra Sanfônica de Aracaju se apresentou juntamente com artistas sergipanos, que prestaram homenagens às músicas da cultura nordestina.
Uma das apresentações da noite ficou por conta do cantor Sergival, que parabenizou a iniciativa da Prefeitura em realizar shows com artistas sergipanos. “Espero que essa ação seja sempre fortalecida pelo prefeito juntamente com o secretário Nitinho. O artista sergipano tem que estar presente nas programações para que o povo conheça a nossa música e nossa cultura”.
Agência Aracaju de Notícias