A qualificação profissional e a inserção dos aracajuanos no mercado de trabalho vão ganhar um incentivo especial, a partir da criação da Agência do Trabalhador, considerado um dos programas estruturantes da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). A população do conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, acompanhou o lançamento oficial da Agência, durante o programa Prefeitura nos Bairros, realizado neste sábado, 2.
Segundo a presidente da Fundat, Glaúcia Guerra, além de viabilizar o encaminhamento dos alunos egressos às empresas contratantes, a Agência também se propõe a acompanhar a trajetória destes profissionais, oferecendo orientações e verificando como eles podem melhorar a sua postura dentro do ambiente de trabalho.
“A Agência do Trabalhador foi formatado para viabilizar, não só a colocação de egressos dos cursos da Fundat nas empresas, mas também tem o papel de acompanhar sua trajetória laboral nas instituições durante o período de um ano. O interesse final não é simplesmente qualificar o cidadão, mas oferecer ferramentas em que ele consiga permanecer na empresa a partir do desenvolvimento de uma postura ética e profissional”, diz.
Oficinas
Uma das primeiras ações integrantes da Agência do Trabalhador foi a realização de oficinas de currículo. Na oportunidade, a população conheceu o procedimento correto de confecção do documento, observando os seus principais pontos de destaque, como contatos, objetivos e formação profissional.
Segundo Márcio Caetano, um dos ministrantes da oficina, os currículos devem apresentar um conteúdo diferenciado para cada vaga pleiteado pelo candidato. “Se a pessoa tem interesse por um cargo, ele deve direcionar seu currículo para aquela função e não despejar um monte de informação irrelevante ao contratante. Esse é o principal ponto em que focamos na oficina, justamente pela dificuldade que muitos apresentam na elaboração desta parte do documento”, diz.
Ao final da oficina, os participantes recebiam o seu currículo impresso e devidamente pronto para ser enviado às agências de contratação. “Fizemos o atendimento personalizado de mais de 70 pessoas, além da realização de três oficinas pela manhã para cerca de 30 pessoas. Ainda fizemos uma explanação sobre os serviços da Fundat, mostrando o que a instituição está oferecendo à população, seja nos cursos de qualificação, além dos projetos de empreendedorismo, como o CredPovo”, afirma.
Interação
Para a diretora técnica da Fundat, Alzira Carvalho, a interação do público durante a oficina foi bastante positiva e reforçou a importância das ações integrantes da Agência do Trabalhador. “Este contato só afirmou o nosso entendimento sobre a importância da Agência do Trabalhador, com relação à possibilidade de oferecer uma nova perspectiva profissional ao cidadão”, conclui.
Agência Aracaju de Notícias