Há um novo Sergipe nascendo no Coração da Gente’. Este é o slogan do Relatório de Atividades 2012, do Governo do Estado de Sergipe. A publicação, organizada pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com a colaboração das demais pastas, reúne grande parte dos dados obtidos pelo Estado de Sergipe no ano de 2012 nos mais diversos segmentos.
O lançamento ocorreu na última segunda, 18, quando o governador Marcelo Déda participou da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Na oportunidade, cada deputado recebeu um exemplar da publicação, já disponível para download na Agência Sergipe de Notícias.
A apresentação traz um texto do governador pontuando os principais aspectos que nortearam a elaboração do Relatório. Sendo assim, Déda lembra que o ano de 2012 foi marcado por uma das mais graves crises econômicas da história do Brasil, mas mesmo assim o Governo estadual conseguiu manter o ritmo do trabalho. “Garantimos o ritmo dos investimentos e a prestação de serviços, atingindo as metas de desenvolvimento econômico com inclusão social”, destaca.
Em meio aos principais avanços, o governador cita “uma nova malha viária em crescente expansão”; a aceleração do processo de desenvolvimento industrial, “com a instalação de centenas de novas indústrias”, o incentivo à agricultura familiar, “que fez Sergipe colher safras recordes ao longo dos últimos anos”, além dos recordes na geração de empregos formais.
A publicação é dividida em três tópicos principais: ‘Panorama Econômico e Social’, ‘Perfil da Administração Pública’ e ‘Resultado de Gestão’. No primeiro, um apanhado que traz números expressivos, como a geração de empregos formais, que entre 2007 e 2012 aumentou 53% em Sergipe, frente aos 46% de crescimento do Nordeste e 39% do Brasil – dados do Caged/MTE.
“Sergipe registra os melhores indicadores da região Nordeste, em função do crescimento de sua economia e das políticas sociais adotadas, inclusive de transferência de renda”, diz o texto.
Já o ‘Perfil da Administração Pública’ apresenta de forma transparente como vem sendo feita a gestão das finanças no Estado, incluindo receitas e despesas totais, resultado previdenciário e quadros de indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), onde há, por exemplo, os gastos com Pessoal, Saúde e Educação.
Por fim, o Relatório de Atividades 2012 retrata os mais relevantes investimentos efetuados pelo Governo em áreas como Saúde, Educação, Inclusão Social, Segurança Pública e Justiça, Cultura, Desporto e Lazer, Fomento ao Desenvolvimento, Desenvolvimento Rural, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Turismo, Meio Ambiente e Modernização, Democratização e Transparência da Gestão Pública.
Da Secom Sergipe