O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe divulgou na manhã desta quarta-feira, 13, o balanço da atuação da instituição durante o carnaval 2013. Mais de 100 bombeiros militares foram empregados diariamente em todo Estado a fim de oferecer suporte preventivo e segurança aos foliões, principalmente em locais banhados por praias e rios.
“A alta qualificação profissional do pessoal empregada, associada à intensa prevenção e as estratégias operacionais estabelecidas no Plano Operacional que antecedeu o evento, fizeram com que a festa acontecesse de forma tranqüila e segura”, destacou o porta voz do Corpo de Bombeiros, capitão Carlos Alves. O balanço operacional do Grupamento Marítimo, atuante nas principais áreas de banho do litoral sergipano, foi bastante positivo sem o registro de problemas graves.
Segundo o coronel Dórea, coordenador geral das ações preventivas no Carnaval/2013, o trabalho dos bombeiros foi bastante positivo. “Não houve ocorrências de casos de óbito relacionado ao carnaval nas áreas de atuação. A prevenção deu certo porque cada militar cumpriu com eficiência sua missão”, pontuou. Na região norte do Estado foram registrados cinco casos de crianças perdidas e um princípio de afogamento no município de Telha; dois princípios de afogamento em Pirambu e um caso de mal súbito e atendimento a acidente automobilístico na região de Neópolis.
Já no Sul do Estado registrou-se cinco princípios de afogamento, um mal súbito, quatro crianças perdidas na praia do Abaís e quatro princípios de afogamento, além de um mal súbito na praia da Caueira. Um princípio de afogamento e um caso de mal súbito foram registrados na barragem do município de Lagarto que compõe o centro sul do Estado.
Nas praias que banham a capital Aracaju os bombeiros atenderam 60 casos de princípio de afogamento. Desse total, 14 aconteceram na terça-feira de carnaval, 12. “O motivo foi a grande instabilidade do mar e o grande número de banhistas. Foram registrados também três afogamentos, três casos de queimadura por caravelas e quatro ocorrências de crianças perdidas. Todas atendidas com sucesso pela equipe de salvamento marítimo”, explicou o coronel Dórea.
Bloco Rasgadinho
Durante a realização do Bloco Rasgadinho, em Aracaju, os bombeiros atenderam quatro casos de mal súbito e uma incêndio em uma das barracas que, segundo informações teria sido ocasionado por um vazamento de gás de cozinha.
Ascom/SSP/SE