O PAC Cidades Históricas é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro
Na manhã de quinta-feira, dia 07, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) reuniu técnicos de diversas secretárias, Iphan e prefeitura de São Cristóvão para discutir os projetos que integrarão o PAC das Cidades Históricas. O programa do Governo Federal pretende levar desenvolvimento social e valorização do patrimônio para a quarta cidade mais antiga do país.
A execução do programa se dará através da Governo de Sergipe, sob a coordenação da Secult. “O governador Marcelo Déda deu a tarefa de conduzir o PAC das Cidades Históricas à Secult e nós iremos cuidar desse processo junto com a Cehop, Seinfra, Subpac e a prefeitura de São Cristóvão”, explicou Eloísa Galdino.
A prefeita Rivanda Góes acompanhou a reunião e ressaltou a satisfação de ter a Secult à frente desse processo. “Diante da falta de estrutura em que se encontra a cidade de São Cristóvão, é muito importante que o Governo do Estado, através da secretária Eloísa Galdino, esteja à frente desse processo. Mas, posso garantir que o que depender da prefeitura nós iremos ajudar”, destacou a prefeita.
Durante a reunião foram definidas algumas obras prioritárias, são elas: a reforma da sede da prefeitura, a revitalização do complexo da Cidade Baixa, a reforma da Bica dos Pintos e a restauração do Cristo e do Museu de Arte Sacra. Os projetos deverão ser apresentados em Brasília no próximo dia 25.
PAC
O PAC Cidades Históricas é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
O PAC Cidades Históricas atuará, inicialmente, em 44 cidades, de 20 estados da federação, com a disponibilização de R$ 1 bilhão de reais até 2015, em obras públicas. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o primeiro semestre de 2014.