Evento atingiu o índice de satisfação dos expositores em 83% e 90% para os visitantes.
Cerca de 100 mil pessoas visitaram os estandes da Feira de Sergipe armados na Praça de Eventos da Orla. A intensa programação, com apresentações de bandas locais, grupos folclóricos e manifestações culturais, envolveu 1200 participantes. Vale destacar a grande variedade de artesanato e comidas típicas, que agradaram sergipanos e turistas durante os treze dias de realização.
Conforme explicou o superintendente do Sebrae/SE, Lauro Vasconcelos, a Feira tem como objetivo valorizar os pequenos negócios, artesanato e a cultura sergipana, proporcionando oportunidade para divulgação e conquista de novos mercados. “Com a presença de milhares de turistas em Aracaju durante o período de alta estação, a Feira se torna uma grande vitrine da nossa cultura, oferecendo entretenimento e oportunidade de negócios”, afirma Lauro Vasconcelos.
O Superintendente disse que um evento do porte da Feira de Sergipe proporciona no seu entorno oportunidade também para centenas de pessoas que trabalham com segurança, receptivo, transporte, restaurantes, hospedagem além de outras atividades. Diretamente os expositores geraram ocupação temporária para cerca de 300 pessoas.
Na Feira estavam expostos produtos de associações assistidas por projetos do Sebrae, como é o caso do Economia Criativa, que disponibilizou peças de oito instituições do interior. Também estavam presentes vários municípios com estandes institucionais, além de diversos empreendimentos.
O evento foi realizado pelo Sebrae, contando com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, Banco Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banese. Instituições que apoiam o desenvolvimento econômico e oferecem crédito para pequenos empreendimentos.
Resultados
Segundo pesquisa realizada com expositores e visitantes, durante o evento foram fechados negócios em torno de R$ 5 milhões. O índice de satisfação dos expositores chegou a 83% e 90% para os visitantes. A pesquisa mostrou ainda que 40% do público foi de turistas, principalmente de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Bahia.
Vale lembrar que uma Feira proporciona negócios a curto, médio e longo prazo, fruto de contatos com potenciais compradores que observam os produtos, trocam cartões e depois firmam parcerias comerciais no decorrer do ano.
Novidades para 2014
Para 2014, quando a Feira completa 15 anos, a direção e a equipe operacional do Sebrae estão anunciando uma reestruturação do evento, com novo lay-out e nova forma de apresentação. O objetivo é tornar o evento cada vez mais atrativo e com bons resultados para expositores e visitantes.
Luiz Fialho: Sebrae/SE