JOHANNA NUBLAT FOLHA UOL - BRASÍLIA
Encerradas ontem as inscrições do primeiro Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2013, o governo registrou a participação de 1.949.958 candidatos no processo seletivo. Ao total, foram 3.801.894 inscrições, já que cada pessoa pode se candidatar a dois cursos.
O número de candidatos registrados nesta edição do Sisu é 10,96% maior que o número de inscritos na primeira edição do programa em 2012. Já entre 2011 e 2012, o crescimento chegou a 62%.
O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de todo o país e utiliza como critério único o desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Desta vez, são ofertadas 129.319 vagas em 101 instituições federais e estaduais. As inscrições terminaram ontem e a primeira chamada está prevista para esta segunda-feira.
Pela primeira vez, o sistema adota a nova lei de cotas, que prevê reserva de 50% das vagas em instituições federais de ensino superior para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Esse percentual deve ser atingido até 2016.
Segundo o ministro Aloizio Mercadante (Educação), a nota dos alunos cotistas no Enem ficou muito próxima da média geral dos candidatos.
Na tarde de ontem, a Justiça Federal suspendeu liminar (decisão provisória) que suspendia o prazo de inscrição no sistema e a divulgação dos resultados. Em sua decisão, o juiz Nicolau Konkel Júnior afirma que não há “ofensa ao devido processo legal” nas regras do edital do Enem.