Fredson Navarro e Flávio Antunes – G1 SE
O prefeito eleito em Aracaju, João Alves Filho (DEM), nas eleições municipais 2012 foi diplomado nesta segunda-feira (17) pela Justiça Eleitoral no Teatro Tobias Barreto na capital. O vice-prefeito eleito José Carlos Machado (PSDB) também foi diplomado.João Alves foi eleito prefeito de Aracaju com 159.668 votos, o equivalente a 52,72% dos votos válidos.
Com o diploma em mãos, o prefeito eleito disse que o próximo passo será o anuncio do secretariado. “A transição está praticamente encerrada, pois nós já estamos com informações suficientes para dar seguimento aos projetos para Aracaju. Vamos agora passar para a etapa do anúncio dos secretários e a discussão da mesa. Já com relação ao governo, nós temos interesses em comum e não hesitaremos em procurar o govenador para diálogos que façam Aracaju crescer”, garante.
A diplomação foi comandada pela juíza da 2ª Zona Eleitoral, Ana Bernadete Leite. A mesa da solenidade foi composta pela juíza e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de âmbito estadual e municipal.
Depois da diplomação, o candidato eleito torna-se apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. De acordo com o Calendário Eleitoral de 2012, a diplomação dos eleitos em todos os municípios do país deverá ocorrer até o dia 19 de dezembro.
A posse de João Alves Filho está prevista para ocorrer na tarde do dia 1º de janeiro de 2013.
Biografia
João Alves Filho nasceu no dia 3 de julho de 1941, em Aracaju (SE). Engenheiro civil, ele iniciou a trajetória política aos 20 anos, quando estudava na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC).
De volta ao Sergipe, trabalhou com o pai em uma construtora da família. Assumiu a Prefeitura de Aracaju (1975-1979) como prefeito biônico, de forma indireta, apoiando a Ditadura Militar, durante o governo de José Rollemberg Leite no estado. Foi eleito governador de Sergipe, em 1982, e nomeado Ministro de Estado do Interior pelo Presidente José Sarney, em 1987. Em 1990, foi candidato ao governo de Sergipe pela segunda vez e venceu.
Em 1998, concorreu novamente ao governo de Sergipe, mas foi derrotado pelo então governador Albano Franco (PSDB).
Disputou o pleito ao governo do estado pela quarta vez em 2002 e venceu, derrotando o então senador José Eduardo Dutra (PT).
Em 2006, tentou a reeleição mas foi derrotado pelo ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT). Em 2010 candidatou-se pela sexta vez ao governo do estado e foi derrotado mais uma vez pro Marcelo Déda.
João é casado com a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e tem três filhos: Ana, João Neto e Cristina.