O delegado Ronaldo Marinho, responsável pela unidade da Polícia Civil da cidade de Laranjeiras, detalhou na manhã desta quinta-feira, 13, investigação que culminou com a prisão de três homens responsáveis pela morte da profissional do sexo Adriana de Jesus, 37 anos, assassinada no dia 28 de novembro deste ano no município de Pedra Branca.
Foram presos: Eduardo Santos, 27 anos, conhecido como “Burro Falante”, Gilson dos Santos, “O Banana” e Paulo Ricardo dos Santos, 26 anos, vulgo “Paulinho”. Segundo o delegado Ronaldo Marinho, o grupo, além de cometer o homicídio, é acusado de explorar a prostituição da vítima e de uma outra mulher, de 26 anos, e também de roubá-las e estuprá-las na mesma madrugada do assassinato.
“Três dos acusados, são acusados suspeitos de praticar há algum tempo o rufianismo, que seria a exploração econômica de prostituição”, explicou o delegado. As prisões tiveram apoio da Coordenadoria da PC do Interior, sob coordenação do delegado Everton Santos.
Ainda segundo o delegado, outras mulheres e até mesmo homens também eram explorados pelo grupo. Entre as suas vítimas, estão a Adriana e a amiga, que sobreviveu ao ataque. “Já o quarto acusado, Sinvaldo dos Santos Dantas, 29, o travesti Claudete, teria colaborado para o roubo”, detalhou Marinho.
Crime
Foi apurado durante a investigação que, na noite de 27 de novembro de 2012, Adriana e a amiga fizeram programas sexuais, durante os quais elas furtaram dinheiro de um cliente. Na oportunidade, Sinvaldo foi quem informou o furto a Eduardo, Gilson e Paulinho, sabendo que estes exigiriam que as mulheres lhes entregassem os R$ 100 furtados, além dos R$ 10 cobrados por elas por cada programa.
“Elas se negaram a repassar o dinheiro `extra` e foram roubadas, estupradas e espancadas, até que uma delas morreu, na madrugada do dia 28. O relatório do IML aponta que ela foi morta por asfixia, com um golpe conhecido como `gravata`. A outra sobreviveu, mas continuou sendo abusada, mesmo com a amiga já sem vida”, detalhou o delegado. O trio já foi encaminhado ao Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe). Eles estão custodiados no cadeião de Nossa Senhora do Socorro e no presídio do Santa Maria, em Aracaju.
SSP/SE