Solenidade de transmissão de cargo na instituição ocorre sexta, 23, às 20h
O ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, empossou nesta segunda-feira, 19, no Ministério da Educação, o novo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Roberto Antoniolli. Além dele, foram empossados os reitores do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
Angelo sucede a Josué Modesto dos Passos Subrinho, reitor por dois mandatos consecutivos (2004-2012). A solenidade de transmissão de cargo na UFS ocorrerá nesta mesma semana, no dia 23, às 20h, no Centro de Vivência, em São Cristóvão.
Na cerimônia em Brasília, o ministro em exercício destacou os esforços do Ministério da Educação e dos reitores para expandir o número de universidades e de institutos federais nos últimos anos. A educação superior federal conta com mais de 1 milhão de matrículas, incluídos os estudantes de pós-graduação.
“É um esforço para recuperar o tempo perdido, para superar o atraso na educação”, disse Paim. “Temos uma preocupação muito grande em consolidar todo esse processo, aprofundar ainda mais o trabalho nas universidades.” De acordo com ele, ainda há muito trabalho a ser feito. “O trabalho de cada um vai fazer com que consigamos atingir mais e melhores metas”, completou.
Em harmonia com o discurso de Paim, os reitores empossados destacaram o processo de expansão da rede federal de educação superior. Angelo Antoniolli destacou que o grande desafio de sua gestão será consolidar o que foi implantado nos últimos anos. Segundo ele, o trabalho contará com ajuda de professores e do MEC. “Não podemos abrir mão da qualidade, do rigor acadêmico, das demandas da sociedade”, ressaltou.
Currículo
Antoniolli nasceu em Itapeva, São Paulo, em 7 de março de 1958. É graduado em Farmácia pela USP e tem Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É professor Associado do Departamento de Fisiologia, do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina da UFS e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). Tem se destacado como pesquisador dos mecanismos e ações dos fármacos, no combate à dor e à inflamação, sendo premiado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Farmácia por seus trabalhos nessa área.
Assessoria de Comunicação Social do MEC