Na manhã de quinta-feira, 1º de novembro, representantes do Governo de Sergipe e da Fundação Museu de Arte Sacra discutiram alternativas para que o Museu de Arte Sacra, localizado em São Cristóvão, possa reabrir suas portas ao público em geral. As visitas estão suspensas desde o dia 10 de outubro, por decisão da fundação, que gerencia o museu.
A reunião com os representantes do conselho da Fundação Museu de Arte Sacra foi encabeçada pelos secretários de Estado da Cultura em exercício, Marcelo Rangel, e do Turismo, Elber Batalha. A convite do Governo, também participaram do encontro a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan/SE), Terezinha Oliva, e a secretária da Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes, além da coordenadora do programa Monumenta em Sergipe, Tatiana Costa.
Os representantes do Governo do Estado demonstraram ao diretor da Fundação Museu de Arte Sacra, padre Genário de Oliveira Júnior, preocupação com o fechamento do museu às vésperas da alta temporada. Além disso, os secretários disseram que o Governo está disposto a colaborar para que o espaço histórico-cultural seja reaberto o quanto antes.
“O Museu de Arte Sacra, localizado em São Cristóvão, possui o terceiro acervo sacro mais significativo do país e é um dos principais atrativos turísticos da praça São Francisco, que é Patrimônio da Humanidade. Portanto, a suspensão das visitas ao museu preocupa o Governo de Sergipe, que, nessa reunião, colocou-se à disposição da Arquidiocese para estudar alternativas com o objetivo de reabrir esse importante espaço cultural”, declarou Marcelo Rangel.
Um novo encontro foi marcado para a próxima terça-feira, 6, com representantes de outras instituições envolvidas nesse processo.
Agência Sergipe de Notícias