SE NOTÍCIAS COM GLOBO
A polícia britânica prendeu nesta quinta-feira o comediante Freddie Starr como parte de uma investigação desencadeada pelas denúncias de abuso sexual contra o apresentador infantil da BBC, Jimmy Savile, morto no ano passado, aos 84 anos. De acordo com um comunicado, um homem de 60 anos – identificado pela Sky News e ITV News como Starr – foi detido por suspeita de crimes sexuais.
No domingo, a polícia já havia prendido o ex-cantor britânico Gary Glitter (nascido Paul Gadd) como parte da investigação de Savile. Ele foi libertado sob fiança. Advogados que representam algumas das vítimas disseram que seus clientes indicaram uma rede de pedofilia organizada envolvendo celebridades da BBC, durante o auge da fama Savile nos anos 1970 e 1980.
Também nesta quinta-feira, as vítimas que sofreram abuso sexual informaram que vão processar a emissora e o espólio de Jimmy Savile, de acordo com Alan Collins, advogado que representa 12 mulheres que dizem ter sido vítimas de Savile nos anos 60 e 70. As acusações de abuso contra o apresentador – descrito pela polícia como um dos criminosos sexuais mais prolíficos do Reino Unido – têm manchado a reputação da emissora e colocado os empregos do atual chefe e do anterior em dúvida.
Os bens do apresentador foram congelados pelo fundo que os administra, o que permite que suas vítimas sexuais apresentem reivindicações financeiras contra o falecido artista britânico. Eles são avaliados em US$ 6,9 milhões (R$ 14 milhões). O banco National Westminster vinha distribuindo gradualmente os bens de Savile. De acordo com o jornal britânico “Financial Times”, seu testamento foi escrito em 2006 e divide seus bens entre 26 beneficiários diferentes.
Os advogados das vítimas comemoraram a decisão de que a herança de Savile permaneça intacta enquanto o caso é resolvido.
– Isto é exatamente o que eles deveriam ter feito – disse o advogado. – Esta é, obviamente, uma ótima notícia, porque evita que tenhamos que ir ao tribunal para obter uma ordem de congelar os bens. A decisão torna tudo torna mais fácil.
Vítimas irão processar espólio de Savile
Centenas de vítimas apareceram no escândalo que lança Savile, um DJ que virou estrela de televisão festejado pela realeza e por políticos, como um pedófilo que abusou de crianças na sede da BBC.
– Certamente um deles irá processar a BBC e todos vão processar o espólio. Se Savile fez coisas em sua capacidade como um empregado da BBC, então o empregador, a BBC, é potencialmente responsável – afirmou Collins.
A ação legal contra a BBC pode prejudicar ainda mais a posição do diretor geral George Entwistle, que foi satirizado pela mídia local como “confuso, trapalhão e sem noção”, por sua pobre atuação na pior crise da história de 90 anos da corporação. As questões também foram levantadas sobre o predecessor de Entwistle, Mark Thompson, que deve assumir o New York Times.
O primeiro-ministro David Cameron afirmou que as alegações de abuso sexual deixam a BBC e outras instituições com questões sérias a serem respondidas. Advogados que representam vítimas do sexo feminino e masculino, algumas das quais com menos de 8 anos de idade quando os abusos ocorreram, disseram que seus clientes indicaram a existência de uma rede de pedofilia organizada envolvendo outras celebridades na BBC durante o auge da fama de Savile nas décadas de 1970 e 1980.
Um porta-voz da BBC se recusou a tecer um comentário imediato.