“Em se tratando de água, nenhum projeto é igual ao “Águas de Sergipe””. Foi esta a tese defendida, nesta quarta-feira, 19, pelo deputado federal Márcio Macêdo (PT), em pronunciamento no plenário da Câmara. Ele discursou sobre a importância do projeto para os sergipanos e destacou a assinatura do convênio entre o Governo de Sergipe e o Banco Mundial (Bird) para efetivação da iniciativa.
Para o parlamentar, o projeto “Águas de Sergipe” tem um significado especial. “Foi durante o período que eu era secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que o projeto foi elaborado, planejado e iniciado. Sinto-me feliz em saber que um projeto que foi pensado e iniciado por mim, tenha dado tão certo. E agora o Estado está concluindo mais uma etapa deste projeto, e com isso a vida do povo sergipano irá melhorar ainda mais”, disse.
No final de julho, o Senado aprovou o acordo de empréstimo para execução da proposta, que prevê investimentos totais da ordem de mais de 117 milhões de dólares. E, na semana passada, o governador Marcelo Déda e a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, assinaram em Brasília, o contrato Águas de Sergipe. O projeto tem o objetivo de aumentar a disponibilidade de água tratada para as populações da Bacia do Rio Sergipe.
Benefícios
Para recuperar a qualidade da água e a força do curso do rio, o projeto prevê múltiplos investimentos, como a implantação de adutoras e de sistemas de abastecimento, recuperação da qualidade ambiental da água do rio e de alguns açudes na região da sua bacia e investimentos em esgotamento sanitário.
“É esperado que o “Águas de Sergipe” gere um amplo conjunto de benefícios, incluindo o aumento da eficiência dos serviços de abastecimento de água, aumentando o acesso ao esgoto e sistemas de eliminação na Região Metropolitana de Aracaju e outros centros urbanos e a consolidação e melhoria da gestão dos recursos hídricos no Estado de Sergipe”, afirmou Márcio Macêdo.
Além disso, as intervenções do projeto aumentarão as possibilidades de atrair novos investimentos e capital privado, melhorando assim a competitividade dos municípios envolvidos pelo projeto. Cerca de 700 pequenos agricultores se beneficiarão diretamente dos investimentos do projeto na reabilitação dos perímetros de irrigação na bacia do Rio Jacarecica. Outras 300 pequenas propriedades se beneficiarão diretamente da melhoria do solo, água e práticas produtivas apoiadas pelo projeto fora dos perímetros de irrigação.
“O Rio Sergipe é muito importante para o povo sergipano, ele atravessa o sertão, passa pelo agreste, vai para o litoral onde, na cidade de Aracaju, deságua no Oceano Atlântico. É um rio que guarda no seu trajeto as várias regiões do Estado. Do sertanejo, do agresteiro e do praiano, trata-se de um rio que dialoga com a alma do nosso povo. É um rio que está dentro da cultura sergipana e da alma do nosso povo. É um rio que além de cruzar o território físico do território de Sergipe, também atravessa o coração da alma do sergipano”, ressaltou o deputado.
Assessoria Parlamentar