Em assembleia realizada na manhã desta quarta, 5, os professores da UFS decidiram pelo indicativo de suspensão da greve entre os dias 17 e 21 de setembro. A deliberação será encaminhada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e, até o prazo acertado, o movimento local vai promover novos encontros para delinear a retomada das atividades. Segundo o Ministério da Educação, 16 universidades federais já decidiram pôr fim ao movimento grevista dos docentes, que já dura mais de cem dias.
Oito destas instituições, além de Campus isolados de outras três, já saíram efetivamente da paralisação. Mais duas universidades decidiram suspender a greve: a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Outras três apresentarão o indicativo de término ao sindicato na próxima semana, as federais de Juiz de Fora (UFJF), do Recôncavo Baiano (UFRB) e de Alfenas (Unifal).
O Ministério da Educação espera agora o rito sindical para a volta total das atividades acadêmicas. Além disso, está recebendo e analisando o planejamento das instituições com relação à reposição dos dias parados.
Leia a matéria completa aqui, inclusive com o quadro de universidades que terminaram a greve.
Com informações das assessorias de comunicação da Adufs e do MEC