Empresas sergipanas dos setores de hotelaria, bares e restaurantes, agências de viagem, turismo receptivo e organização de eventos terão a oportunidade de potencializar seu negócio e aumentar a competitividade. Foi lançada nesta quarta-feira, no auditório do Sebrae, o MPE Brasil Diagnóstico, uma ferramenta que pretende medir o grau de maturidade da gestão das companhias a partir da identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias.
A ação, que integra o projeto ‘Turismo – caminhos e produtos’, desenvolvido pelo Sebrae Sergipe, será coordenada pelo Movimento Competitivo Sergipe(MCS) junto a 50 empreendimentos. Por meio do programa, os empresários poderão avaliar gratuitamente de que forma estão administrando o próprio negócio, tendo como referência o Modelo de Excelência de Gestão disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade, e receber consultoria para corrigir eventuais falhas.
“Cada empresário receberá a visita de um consultor, que aplicará um questionário para identificar e avaliar as práticas adotadas no empreendimento. A partir daí, será criado um plano de ação para correção dos problemas e implantação das melhorias. Ao final de todo o processo, será realizado um novo diagnóstico para identificar se houve mudanças em relação à etapa inicial”, explica Marta Romilda, coordenadora técnica do MCS.
Análise
Durante a avaliação, serão analisadas pelos técnicos as práticas adotadas pelas empresas em relação a critérios como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento e pessoas. Outros itens que também serão examinados são os processos e resultados, práticas de responsabilidade social e inovação.
Os empresários interessados em realizar o diagnóstico devem preencher um termo de adesão até o dia 15 de setembro. O documento está disponível na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500.
“A cadeia do turismo em Sergipe tem passado por bons momentos nos últimos anos e a expectativa é que esse cenário melhore por conta dos grandes eventos que serão realizados no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. É necessário que as empresas estejam preparados para esse novo ciclo e a gestão é uma dos itens mais importantes nesse processo”, ressalta Maria Júlia Vasconcelos, gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, unidade á qual o projeto de turismo está vinculado.
A proposta agradou aos empresários do setor. “ Há muito tempo estamos buscando uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as práticas de excelência de gestão. Com esse projeto, teremos condições de descobrir nossos erros e adotar as ações mais adequadas para garantir a sustentabilidade dos negócios”, destaca Diego da Costa, proprietário do Hotel da Costa.
Unidade de Comunicação e Marketing Sebrae/SE