Nesta quarta-feira, 29, o governador Marcelo Déda participa da Abertura da Exposição ‘1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo’, evento que objetiva combater à violência doméstica, numa parceria com a Associação Mulheres pela Paz, e apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Exposição acontece a partir das 19h, no Espaço Semear, em Aracaju, bairro São José.
Na abertura haverá exposição com apresentação de imagens de mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 2005 que, em 150 países, representavam as lutas contra violência, discriminação, opressão e miséria.
Do grupo retratado, 52 são brasileiras, que também terão suas histórias contadas na publicação ‘Brasileiras Guerreiras da Paz’, cujo relançamento acontecerá na mesma data, na Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear). A amostra acontece até o dia 15 de setembro. A presidente da Associação, Clara Charf – viúva do guerrilheiro Carlos Marighella e Vera Vieira, diretora executiva estarão em Aracaju para acompanhar a exposição.
O programa do evento conta ainda com debates e oficinas. No dia 29, serão abordados os temas “Mulheres e homens pela paz e contra violência doméstica” e “A importância de se dar visibilidade ao trabalho das mulheres”. Nos dias 30 e 31, serão realizadas uma oficinas sobre violência doméstica, a qual abordará a construção de metodologia de educação popular feminista específica para trabalhar com mulheres e homens.
A exposição já passou por Brasília, Santo André, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Macapá. Depois de Aracaju, a iniciativa segue para Cuiabá.
O evento é organizado pela Associação Mulheres pela Paz e objetiva fortalecer e divulgar a cultura da paz, por meio do desenvolvimento da igualdade de gênero, da cidadania e dos direitos humanos. Sua missão é pôr em rede ações de mulheres que acreditam que o exercício da paz se dá no cotidiano. Como princípio fundamental, a Associação Mulheres pela Paz não discrimina nenhuma pessoa por motivos de gênero, raça, classe social, idade, religião, opção sexual, preferência político-partidária.
Serviço:
O quê: Abertura da Exposição ‘1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo’.
Quando: Nesta quarta-feira, 29, às 19h.
Onde: Exposição acontece a partir das 19h, no Espaço Semear, em Aracaju, bairro São José.